DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. “A forma como trabalhamos a confiança é vencendo”, diz psicólogo do SM Soldiers

Edwin Roso, do departamento médico, explica o trabalho realizado na equipe

Natural de Santa Maria, o profissional é formado em Psicologia e especialista em Neuropsicologia (Foto Arquivo pessoal)

Por Pedro Pereira

Em 2023, o Santa Maria Soldiers, time de futebol americano da cidade, voltou a contar com o apoio de um psicólogo no departamento médico do clube após temporadas sem dispor de um profissional da área. Edwin Roso, que também é atleta da equipe, é bacharel em Psicologia pela Faculdade SOBRESP, especialista em Neuropsicologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e faz parte do elenco verde-preto desde a segunda metade de 2022.

Natural do Coração do Rio Grande, ele é responsável por criar estratégias e técnicas que ajudem no aperfeiçoamento do desempenho dos jogadores, como também de auxiliar internamente a gestão do plantel. A renovação do trabalho do santa-mariense, que atua como safety e vestirá a camisa 3 nesta temporada, foi anunciada junto de outros planos do “Exército” para 2024 – confira mais informações clicando aqui.

A luz entre desfalques

Além de psicólogo dos “Soldados”, Edwin Roso atua na função de safety (Foto Arquivo pessoal)

No ano passado, uma das questões que mais afetou a performance do Soldiers na Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) foi a quantidade de desfalques de atletas por lesão. O treinador do time na época, Erick Pérez, conversou com o Site acerca do problema. Além disso, a equipe sofreu com a aposentadoria de integrantes considerados pilares do elenco, seja por desgaste físico ou por situações que vão além da modalidade.

Roso explica que, em esportes de alto rendimento e de contato, sempre haverão estes tipos de imprevistos – ou seja, não é um impasse somente do futebol americano. No esquadrão verde-preto, contudo, a “perda” de jogadores é sentida de uma maneira diferente: “o ‘soldado’ que ontem esteve em campo, hoje estará na arquibancada ou em casa torcendo pelos que estarão na batalha”, declarou o psicólogo.

O especialista em Neuropsicologia afirma que esta “camaradagem” estimula o grupo a não ter a moral afetada e diminui a frustração. O fato de que a equipe segue sendo impactante apesar dos desfalques se torna uma peça-chave para a preparação mental do plantel. “É algo que motiva bastante tanto os atletas mais antigos, por conseguirem sustentar suas posições, como os mais novos, que vão ganhando espaço para mostrar suas potencialidades”, disse o profissional.

Lidando com o amadorismo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Recupom em fevereiro de 2023, o Brasil conta com cerca de 35 milhões de pessoas que acompanham a National Football League (NFL) – principal competição de futebol americano do mundo, realizada na América do Norte. Com isso, o país é o 3º maior mercado da liga fora dos Estados Unidos. A modalidade em território nacional, entretanto, vive uma realidade de amadorismo.

Sem poder viver do esporte, jogadores de todo o país lutam para conseguir praticar e disputar campeonatos, visto que nos turnos em que não estão envolvidos com a bola oval os atletas têm compromissos laborais para se preocupar. Roso destaca que, embora a existência dessa informalidade, os integrantes do “Exército” não apresentam problemas com as demandas do time. Ele realça: “isso se torna fácil por conta da organização profissional que a equipe de treinadores e coordenadores do Soldiers tem”.

Para o psicólogo, o preconceito da população com o futebol americano, simplesmente por não ser o futebol tradicional, pode afetar a autoestima do elenco. Na prática, entretanto, ele revela que esta questão não afeta o dia a dia de atividades. “O Santa Maria Soldiers é reconhecido por todo o Brasil, por equipes e também por torcedores que acompanham o cenário. O fato de termos vencido oito campeonatos estaduais, sendo seis deles de forma consecutiva, é um enorme reforço para a nossa autoestima. A forma como trabalhamos a confiança é vencendo”, relatou.

Para o psicólogo, a organização da equipe ajuda o trabalho dos atletas em meio ao amadorismo (Foto Gabriel Haesbaert/Soldiers)

Os Soldados do Coração do Rio Grande estreiam em 2024 diante do Canoas Bulls, em casa, no Estádio dos Eucaliptos. A partida é válida pela 1ª rodada do Gauchão e está prevista para iniciar às 14h, no domingo (7). Nos últimos dias, o esquadrão verde-preto anunciou a chegada de Axel Aguirre, do México, como reforço para esta temporada. O leitor pode conferir mais informações sobre o atleta e sobre a agremiação clicando aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo