Por Pedro Pereira / com fotos e informações do Almanaque dos 80 anos do Inter-SM, escrito por Candido Otto da Luz
Nesta segunda-feira (25), completam-se 42 anos do triunfo do Inter de Santa Maria sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, no Estádio Presidente Vargas – definido à época pelo jornal A Razão, descontinuado em fevereiro de 2017, como “a maior vitória do futebol de Santa Maria”. O resultado foi válido pela 2ª fase da Taça de Ouro de 1982, torneio equivalente ao Campeonato Brasileiro Série A dos dias de hoje.
O time na ocasião era comandado por Tadeu Menezes, com o apoio do preparador físico Flávio Pereira, o Vela, e teve a seguinte escalação para o confronto diante do Gigante da Colina, na Baixada Melancólica: Vlamir; Foguinho, Roberto, Donga (Danúbio) e Sadi; Hélio Oliveira, Robson e Valdo; Francisco (Guinga), Nei e Toninho. Robson, Toninho e Valdo foram os autores dos gols. Embora não tenha entrado em campo, o atacante Chicota também fazia parte do grupo. Tito Rodrigues foi o árbitro do jogo.
O Vasco, por outro lado, contava com atletas históricos como o goleiro Mazarópi, que venceria um ano depois a Libertadores e o Mundial pelo Grêmio, e o artilheiro Roberto Dinamite, maior goleador do clube carioca, que terminou a carreira com 708 tentos marcados. O treinador era Antônio Lopes., campeão da Copa do Mundo de 2002 com o Brasil na função de coordenador técnico.
Relembre a campanha
Em 29 de novembro de 1981, o Inter-SM garantiu o título de Campeão do Interior em cima do São Borja, por 1 a 0, com gol de Valdo, e confirmou a classificação à edição de 1982 da Taça de Ouro. Na 1ª fase, disputada em turno e returno, o Alvirrubro foi alocado no grupo H junto do Anapolina (Goiás), do Londrina (Paraná), do Joinville (Santa Catarina) e do XV de Novembro (São Paulo).
Com 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, a agremiação santa-mariense avançou à próxima etapa com a 3ª colocação. Confira abaixo os resultados da equipe, até então.
Joinville 0 X 3 Inter-SM, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho – 20 de janeiro
Inter-SM 2 X 1 XV de Novembro, no Estádio Presidente Vargas – 24 de janeiro
Inter-SM 0 X 0 Anapolina, no Estádio Presidente Vargas – 28 de janeiro
Londrina 3 X 0 Inter-SM, no Estádio do Café – 31 de janeiro
XV de Novembro 1 X 1 Inter-SM, no Estádio Zezinho Magalhães – 3 de fevereiro
Anapolina 3 X 1 Inter-SM, no Estádio Jonas Duarte – 6 de fevereiro
Inter-SM 2 X 2 Londrina, no Estádio Presidente Vargas – 10 de fevereiro
Inter-SM 3 X 3 Joinville, no Estádio Presidente Vargas – 17 de fevereiro
Na 2ª fase, o Inter de Santa Maria ficou no grupo J ao lado do América (Rio de Janeiro), do Operário (Mato Grosso do Sul) e, enfim, do Vasco da Gama. Contudo, apesar de triunfo sobre o Cruzmaltino, o Alvirrubro não teve sucesso e acabou eliminado na última posição da chave com 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Veja abaixo como terminaram as partidas.
Inter-SM 1 X 0 Operário, no Estádio Presidente Vargas – 28 de fevereiro
América 3 X 0 Inter-SM, no Estádio Maracanã – 6 de março
Vasco 7 X 0 Inter-SM, no Estádio São Januário – 10 de março
Inter-SM 0 X 1 América, no Estádio Presidente Vargas – 14 de março
Operário 0 X 0 Inter-SM, no Estádio Pedro Pedrossian – 20 de março
Inter-SM 3 X 0 Vasco, no Estádio Presidente Vargas – 25 de março
Esta etapa, inclusive, ficou marcada por ter sido a primeira e única vez que a equipe da Baixada Melancólica entrou no campo do Maracanã, maior estádio do país em capacidade até o momento. Com os resultados, o clube de Santa Maria deu adeus à competição na 22ª colocação da tabela geral. Do grupo J, Vasco e Operário avançaram à 3ª fase. A grande final foi decidida entre Grêmio e Flamengo, com o segundo sendo declarado campeão da Taça de Ouro de 1982.
No dia 13 de fevereiro daquele ano, o Inter-SM ainda conseguiu aproveitar uma folga antes do jogo diante do América para realizar um amistoso na cidade de Santa Bárbara do Sul, contra a Seleção Municipal. No Estádio Municipal Engenheiro José Antônio Dumoncel, o Alvirrubro triunfou por 4 a 1 com gols de Romário, Robson, Chicota e Gérson.
0 Inter de SM era o melhor time do RS. em 81 não dói campeão por pouco. segundo Lauro Quadros era o melhor toque te bola( tecnica)
Eu não perdia jogo do nosso Interzinho. Mas justamente naquele dia, saí da UFSM, de moto, em direção ao Presidente Vargas e no caminho, na faixa de Camobi sofri um acidente que me impossibilitou de assistir ao jogo. Mesmo depois de 42 anos, ainda lamento o acontecido. Nem tanto pelo acidente que não teve maior gravidade, mas por ter perdido a maior vitória do nosso querido Coloradinho!
eu estava na baixada nesse jogo!
Obrigado por compartilhar a História do Inter de Santa Maria.
—
Madrugada de terça feira, 26/03/2024.
O Juventude vence o Internacional nos pênaltis e chega a final do Campeonato Gaúcho de 2024.
Faziam 8 anos que o Juventude não chegava a final do Gaúchão. A última vez na qual o Juventude chegou na final foi em 2016.