Por Lenon de Paula (com foto de João Alves) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, através do Setor de Imunizações, iniciou neste sábado (23) a vacinação contra a gripe em nove locais do Município. A ação imunizou 3.283 pessoas dos grupos prioritários e antecipou a campanha contra a influenza (gripe), que começa oficialmente na próxima segunda-feira (25), conforme o calendário previsto pelo Governo Estadual.
“Foi um pontapé inicial muito positivo. Tivemos nove pontos para começar a imunizar a nossa comunidade, tudo muito organizado e com fluidez nos atendimentos, sabendo que eram vários grupos concomitantes. Esse quantitativo de doses é significativo, mas estávamos preparados para aplicar ainda mais doses. Vamos dar sequência nesta semana, conforme a agenda divulgada no site da Prefeitura”, considera o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
As vacinas foram aplicadas na Policlínica Central José Erasmo Crossetti (Centro); UBS Kennedy (Salgado Filho); UBS/ESF Wilson Paulo Noal (Camobi); UBS Estação dos Ventos (Km 3); UBS Oneyde de Carvalho (Lorenzi); ESF São Francisco (Diácono João Luiz Pozzobon); ESF Vila Lídia (Noal); UBS Joy Betts (Perpétuo Socorro); e Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda (Tancredo Neves).
Os imunizantes fazem parte de uma remessa de 12 mil doses recebidas nesta semana, e protegem contra 3 cepas do vírus da influenza: A/H1N1, A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria.
“Durante os turnos normais nós temos as consultas, os outros atendimentos na unidade. Com a vacinação iniciando antes, evitamos filas e longas esperas para os idosos. Então, fazer um dia programado somente para essa ação, para esse cuidado com os nossos usuários, é super válido nesse sentido. Tínhamos 4.200 doses, e as doses que sobraram, ficam nestas unidades de hoje para que sejam aplicadas durante a semana, no decorrer da campanha”, explica a chefe do Setor de Imunizações da Secretaria de Saúde, Cecília Pedro.
Por determinação do Ministério da Saúde, neste ano não haverá diferença entre grupos prioritários. Todas as pessoas que se enquadram nos grupos abaixo serão atendidas de forma concomitante. As demais que não se enquadram serão vacinadas em um período ainda sem data definida, que depende de orientação do Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe segue até 31 de maio.
“Orientamos que as pessoas que são dos grupos prioritários e que não puderam ir hoje, que continuem buscando a vacinação. Vai seguir a oferta nas unidades, e nós já temos um cronograma publicado no site da Prefeitura. Busquem se imunizar para a influenza que agora vem o inverno, vem as temperaturas mais baixas, os resfriados, e a imunização é a melhor opção, principalmente para quem está nos grupos prioritários”, ressalta Cecília.”
Campanha de vacinação contra a gripe 2024
• Documentos necessários: documento de identificação com foto; CPF; cartão de vacinas; e documento que comprove o grupo prioritário em que se enquadra
• Grupos prioritários: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores do Ensino Básico e Superior e demais trabalhadores da educação; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.