DestaqueRegiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Chuvas e alerta para o clima, comitê contra desastres e o programa Emprega SM

Crescem números de casos da dengue no Estado e também em Santa Maria

Alagamento no centro do município de Mata, no Vale do Jaguari, durante a manhã de sexta-feira (Foto NP Expresso/Reprodução)

Por Paulo André Dutra

* Até as 12 horas deste sábado (16) o Inmet mantém alerta de grande perigo para acumulados de chuva para grande parte da região oeste do Rio Grande do Sul, até as proximidades de Santa Maria.

* Outro alerta indica perigo de tempestade até as 18 horas de sábado para todo o Estado.

* Durante esta sexta-feira (15), muita chuva acumulada em poucas horas na região.

* No município de Mata, o centro da cidade acabou inundado. O deputado Pedro Westphalen (PP), em visita à cidade, registrou a situação durante a manhã ao lado do prefeito Rogério Kuhn.

UFSM será parceira da Prefeitura na identificação do Plano Municipal de Redução de Riscos (Foto Mirella Freitas/Prefeitura)

* Em Santa Maria, o Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres, criado por decreto em 5 de março, se reuniu com o prefeito Jorge Pozzobom na quinta-feira (14).

* A pauta: atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos.

* Professores do Departamento de Geociências da UFSM também participaram da reunião e elaboraram o cronograma de ações para os próximos meses, com roteiros de estudos a campo e classificação de áreas de risco.

* O comitê tem 18 meses para enviar o relatório do material e tecnologia aplicada para o Ministério das Cidades.

Visitas de controle do Aedes devem voltar a ocorrer neste sábado (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Três mulheres são as mais recentes vítimas na dengue no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todas com comorbidades.

* Duas delas moradoras de São Leopoldo, sendo uma de 65 anos e outra de 87 anos. A última, de São Borja, tinha 43 anos. É a quarta pessoa com menos de 50 anos a vir a óbito.

* Nos últimos dias Santa Maria chegou a 121 casos confirmados, aumento de 12 nos últimos dois dias. Além disso, preocupantes 164 casos em investigação.

* A chuva desta sexta-feira comprometeu a realização das atividades de controle previstas pela Secretaria de Saúde com apoio do Exército. Iniciado na terça-feira (12) e duração prevista de 10 dias, o mutirão visitou 1.165 imóveis.

Segundo grupo capacitado pelo programa “Emprega SM” (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Mais 18 trabalhadores receberam certificação nesta sexta-feira (15) de cursos de capacitação do programa Emprega Santa Maria. O ato ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, organizadora do programa.

* Nove pessoas concluíram o curso de frentista, em parceria com o Sest/Senat. Outras nove em gestão de estoque, com o Senac.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo