Arquivo

Vitoriosos. TSE quer divulgar resultado da eleição ainda no dia 5. Em Santa Maria, inclusive

Se mantida a tradição recente, Santa Maria conhecerá o nome de seu novo prefeito antes das 7 da noite de 5 de outubro. E até às 10 da noite, a composição da Câmara de Vereadores também deverá estar pronta. Se isso acontecer, a cidade estará igualmente seguindo o cronograma do Tribunal Superior Eleitoral. Pelo menos é esta a expectativa da Justiça, como você pode verificar em reportagem produzida e distribuída pelo Centro de Divulgação do TSE. A seguir:

 

 “Eleitos devem ser conhecidos no mesmo dia da eleição

 

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a expectativa de que, já na noite de 5 de outubro, dia das eleições municipais, todos os prefeitos e vereadores  eleitos no País sejam conhecidos. A apuração dos votos deve ser concluída até as 22 horas, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação.

Na eleição municipal os votos são apurados pelas juntas eleitorais, que transmitirão os dados de votação das seções apuradas para totalização, a partir de local previamente estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Este ano serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Em 77 cidades há a possibilidade de o prefeito ser eleito em segundo turno, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no dia 5. Nesses municípios existem mais de 200 mil eleitores, exigência da legislação eleitoral para que a disputa seja decidida em uma segunda votação. O segundo turno será  em 26 de outubro.

Com base em eleições anteriores, o TSE estima que cada eleitor gaste, em média, 40 segundos para votar. Será necessário apertar nove teclas da urna eletrônica para concluir a votação. O primeiro voto é para vereador, que é identificado por cinco dígitos. Após confirmar a sua escolha, o eleitor deve digitar os dois algarismos que representam o seu candidato a prefeito e também confirmar a sua escolha.

Desde as eleições municipais de 2000, todos os brasileiros votam por meio da urna eletrônica. Neste pleito serão utilizadas aproximadamente 460 mil “máquinas de votar”.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pelo Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral, no sítio do TSE.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo