LUNETA ELETRÔNICA. Situação de emergência pela dengue, mutirão contra o Aedes e “Alfabetiza Tchê”
Turno estendido em três Unidades Básicas de Saúde, rua da Nova Sta Marta...
Por Paulo André Dutra
* Decretada situação de emergência em saúde pública no Estado. Mais três mortes por dengue foram confirmadas nesta terça-feira (12).
* Todas as vítimas tinham comorbidades: uma mulher de 58 anos de São Leopoldo; uma mulher de 81 anos de Santa Rosa; e um homem de 76 anos de Iraí.
* Chegou a 99 o número de casos confirmados em Santa Maria, quatro a mais do que o dia anterior.
* Mutirão de ações contra o mosquito Aedes aegypti iniciou nesta terça-feira (12) em diversos bairros da cidade. A ação ocorrerá até o dia 22.
* Com o apoio do Exército, foram feitas em torno de 370 visitas domiciliares nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Noal, Divina Providência, e Tancredo Neves; e atendidas cinco denúncias.
* Uma ação de aplicação de inseticida com máquinas costais foi realizada na aldeia Kaingang, Distrito de Arroio Grande.
* Dois quarteirões do Bairro Pé de Plátano receberam a borrifação por drone de uso agrícola da UFSM.
* As visitas das equipes nesta quarta-feira (13) ocorrem a partir das 8h30min nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Divina Providência e Tancredo Neves.
* Unidades de saúde nos bairros Medianeira, Itararé e Nova Santa Marta atenderão em turno estendido durante a semana.
* Quarta-feira o horário adicional será na UBS Dom Antônio Reis (Medianeira) das 13h30 às 19 horas e na UBS Itararé das 16h30 às 19h30. No sábado (16), será a vez da UBS Nova Santa Marta, com horário das 9 às 13 horas.
* Muda o trânsito na Rua Irmão Cláudio Rohr, na Nova Santa Marta. A partir desta terça-feira, a via passou a ter sentido único.
* Quem trafega na Rua Irmão Jacinto precisa acessar a Rua dos Camboatãs ou a Rua São Luiz, para então acessar a Rua dos Branquilhos e a Rua Irmão Cláudio Rohr.
* Alfabetizar todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Esta é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê), lançado nesta terça-feira no Palácio Piratini.
* Em articulação com Famurs e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS), o programa tem 100% de adesão dos municípios.
* O investimento previsto é de R$ 47,5 milhões anualmente pelo Estado, beneficiando 235 mil estudantes.
* Vagas disponíveis para treinamento na academia do Ginásio do Oreco, na Tancredo Neves. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Superintendência de Esporte e Lazer, no CDM.
* Possui nova aparelhagem, atendimento profissional e ambiente climatizado. As vagas são limitadas a 10 alunos por turma.
Para fazer o que deveria acontecer por obrigação das escolas é lançado um ‘programa’ especial. Com muito marketing e dinheiro gasto em ‘consultoria’. E o IPE continua quebrado.