Artigos

Todos juntos contra a dengue – por Jorge Pozzobom

"Grande exemplo de corresponsabilidade entre Poder Público e comunidade"

Nossa luta contra a dengue ainda não acabou. Mesmo com o fim do verão se aproximando, iremos continuar com o nosso trabalho contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessa doença. Ações, aliás, que seguem o ano todo, visto que a prevenção é fundamental. Reforço que o combate à dengue é um grande exemplo de corresponsabilidade entre Poder Público e comunidade. Cada um de nós precisa fazer a sua parte, cuidando do seu quintal, evitando recipientes com água parada, limpando piscinas, entre outros cuidados que fazem toda a diferença.

Nosso Estado já contabiliza mais de 17 mil casos, tendo municípios com quase 3 mil. Santa Maria, mesmo sendo a quinta maior cidade do Rio Grande do Sul tem um dos menores índices, não chegando a 100 confirmações. Tudo isso só é possível porque essa situação por aqui é enfrentada durante todos os meses do ano com um insistente trabalho de conscientização da nossa parte e das pessoas em geral.

Mas é claro que, para combater o mosquito e evitar a dengue, precisamos de medidas práticas, as quais estão em pleno funcionamento aqui em Santa Maria. Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Santa Maria iniciou uma força-tarefa junto ao Exército Brasileiro. Assim como ocorreu no ano passado, um mutirão intensificará a fiscalização para erradicar focos do mosquito em diferentes bairros do Município. As visitas iniciaram nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Noal, Divina Providência e Tancredo Neves, e vão seguir por toda a cidade.

Os critérios para escolher os bairros que irão receber as equipes são definidos a partir do número de casos confirmados e de registro dos lugares onde já tem índice de infestação. Mesmo assim, as ações devem ocorrer em todas as áreas do Município. Peço, de coração, que todos contribuam com esse trabalho, recebendo os nossos agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental, junto de cerca de 40 militares do Exército Brasileiro, que realizarão as visitas na casa de vocês. E muita atenção: todos estarão devidamente identificados com coletes e crachás. Quero agradecer aos militares que estarão conosco nesta empreitada, lembrando que essa é uma construção coletiva com a comunidade.

Neste trabalho intenso de combate à dengue, mais de 4 mil residências foram visitadas por agentes de endemia em todo o Município. Já as ações de pulverização, realizadas desde fevereiro, já alcançaram 679 quarteirões, contemplando toda a Região Oeste. E não paramos por aí. Contaremos também com um drone da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o qual será feita a borrifação de um larvicida biológico – inseticida que não causa riscos à saúde humana. O primeiro bairro a receber essa ação é o Pé de Plátano, na região Leste.

Todos devem fazer a sua parte. E, por favor, se identificarem água parada e focos do transmissor da doença, não deixem de denunciar pelo telefone (55) 3174-1581. É como eu sempre digo, é a cidade cuidando das pessoas e, mais do que isso, todos nós cuidando de todos nós.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de João Alves/Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Midia muito superior ao tamanho do problema. Que é importante, mas está servindo de cortina de fumaça. Numero de mortes com a dengue: até onde pude apurar 17. Em janeiro deste ano aconteceram 187 homicidios no RS. Se olharmos o numero de acidentes de transito com vitimas fatais, atropelamentos, etc. a comparação deve dar algo parecido. Pergunta: qual é a ‘epidemia’? Alas, dengue não tem sempre, transito e crime matam todos os anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo