DestaquePolítica

BASTIDORES. Pressão nos vereadores, PDT, PT, PP, PSDB e o destino de Tubias Callil e Manoel Badke

Siglas com vida na cidade se agilizam na busca de filiações em Santa Maria

Por Maiquel Rosauro

A pressão dos servidores da Câmara de Vereadores de Santa Maria surtiu efeito. Na terça (2), a Mesa Diretora correu para protocolar e aprovar um projeto de lei que concedeu um aumento real de 5,50% aos funcionários da Casa, ao mesmo tempo em que aprovou a reposição da inflação de 4,62%. No dia seguinte, trabalhadores do Parlamento comemoram a conquista.

Um servidor relatou ao Site que o projeto dos 5,50% foi discutido desde o início das negociações e rejeitado pela Mesa Diretora. Porém, na terça (2), a matéria simplesmente “reapareceu” na Casa. Outro servidor comentou que os parlamentares ficaram com “vergonha” de proporem um aumento de 37,64% para eles próprios e apenas o reajuste da inflação aos funcionários.

O fato é que os trabalhadores da Casa estão contentes com o pacotão de bondades aprovado na terça (2), que além do aumento de salário inclui reajuste no auxílio-alimentação e uma gratificação para quem atuar junto às emendas impositivas.

Em análise

Sobre o reajuste do subsídio dos vereadores proposto pela Mesa Diretora é preciso observar alguns pontos importantes. Hoje, o vencimento dos parlamentares é de R$ 11.989,79. O PL 9770/2024 prevê um reajuste de 37,64%, fazendo com que o salário mensal passe para R$ 16.503,13. Porém, esse valor não será pago este ano, sendo válido apenas para o período entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2028.

A proposta, neste momento, encontra-se em análise na Procuradoria Jurídica. É improvável que entre em votação na sessão desta quinta-feira (4).

PDT

Os partidos políticos de Santa Maria estão mostrando força esta semana. Na noite desta quarta-feira (3), no CPF Piá do Sul, o PDT reuniu sua militância para um ato de filiações.

Pelas imagens divulgadas nas redes sociais foi possível notar a presença do deputado federal Afonso Motta; do presidente municipal da sigla e pré-candidato a prefeito Paulo Afonso Burmann; da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto; dos ex-vereadores Jorge Trindade – Jorjão e Cida Brizola; do influenciador Luiz Henrique Oliveira – Barbudinho; e do suplente de vereador pelo PP Zaloar Soares.

Progressistas

Nesta quinta-feira (4), o presidente estadual do Progressistas, Covatti Filho, estará em Santa Maria. Ele terá uma concorrida agenda na cidade e deverá passar pela Câmara de Vereadores.

E para quem acha que o PP está na pior após ter perdido três vereadores na atual janela partidária, saiba que a legenda está movimentando os bastidores da política local. Nesta quarta (3), a sigla teria garantido a filiação de quatro potenciais candidatos ao Parlamento que estariam namorando com Partido Liberal (PL).

PSDB

Também nesta quinta (4), no CPF Piá do Sul, o PDSB recebe de braços abertos o vice-prefeito Rodrigo Decimo (UB). O ato de filiação do pré-candidato a prefeito está previsto para iniciar às 18h45min.

PT

O PT de Santa Maria realizará uma reunião ampliada de seu Diretório, sábado (26), às 9h, no Clube Comercial. A atividade faz parte do “Dia D – Partido dos Trabalhadores Mais Forte nas Eleições 2024”, uma mobilização nacional do PT, que vai realizar um mutirão de planejamento para discutir as estratégias e a mobilização dos pré-candidatos petistas.

O encontro terá a presença do deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Valdeci Oliveira (PT), e do médico e pré-candidato a vice-prefeito José Haidar Farret (UB).

Olho neles!

Faltando dois dias para encerrar a janela partidária, segue o mistério sobre o destino dos vereadores Tubias Callil (MDB) e Manoel Badke – Maneco (UB). Até o momento, eles não anunciaram a desfiliação de suas legendas.

O Site ouviu algumas fontes ao longo desta quarta (3) sobre a situação dos dois parlamentares. Em relação a Tubias, a aposta geral é de que ele saia do MDB e filie-se ao PL. Há quem diga que Tubias será o candidato a prefeito do PL, o que iria de encontro com a intenção do vereador João Ricardo Vargas de concorrer ao cargo pelo partido.

Quanto a Maneco, há três caminhos possíveis: filiar-se ao Republicanos, partido de seu filho Guilherme Badke, que concorrerá à Câmara; ingressar no PL, fontes indicam que ele esteve reunido com o deputado federal e presidente estadual da sigla, Luciano Zucco, na Assembleia Legislativa, nesta quarta (3); ou permanecer no UB e tentar de todas as formas retirar o partido da coligação com o PT, o que daria fim à alardeada dobradinha Valdeci e Farret (fontes do Site indicam que Maneco busca contato com o presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, e inclusive deve ir a Brasília discutir o assunto).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo