Arquivo

Balanço. PMDB e PT vencem em mais da metade dos pleitos em 2º turno. E quem se saiu melhor?

A resposta à pergunta aposta no título desta nota é simples: o PMDB. Numericamente, não. Afinal, das 30 comunas em que o segundo turno se deu neste domingo, peemedebistas venceram em oito, mesmo número de vitórias obtidas pelo PT. PSDB (4), PTB (3), PSB e PP (2 cada), DEM, PDT e PR (com uma) levaram as demais. Ainda numericamente, e levando em consideração as capitais, e agora também o primeiro turno, das 26 sedes de províncias, PT e PMDB têm seis. As restantes ficaram com PSDB (4), PSB (3), PTB (2) e DEM, PDT, PC do B, PP e PV – com uma cada.

 

Ok, os números mostram um empate entre os dois maiores, com o PSDB razoavelmente abaixo. Mas a discussão qualititiva do pleito é que impõe uma obviedade: o PMDB comanda cidades significativamente mais importantes do que o PT. A começar pelo Rio de Janeiro, mas passando também por Porto Alegre e Salvador. Já os petistas festejam, das grandes, apenas Recife e Fortaleza.

 

Quanto aos demais, o PSB, ainda que alinhado a parte do PT e do PSDB de Aécio Neves nem deve festejar muito Belo Horizonte – dada a conjugação de fatores externos aos socialistas. Sozinhos, jamais venceriam. E o DEM festeja São Paulo, mas até as pedras sabem que lá a vitória só foi possível porque um tucano, José Serra, bancou a candidatura de Gilberto Kassab. Além dos terríveis erros de campanha da oponente, Marta Suplicy, que deu uma mão e tanto para aumentar a vantagem – ela perderia de qualquer jeito.

 

Trata-se de balanço apressado, por certo. Logo, logo outros dados se somarão, números serão destrinchados e opiniões as mais diversas se juntarão. Nada, porém, indica o óbvio: PT e PMDB são os maiores, o segundo maior que o primeiro. Ah, nesta eleição, bem entendido. O futuro? Aí há outros fatores em jogo e que merecerão ainda muito espaço para comentar.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “PMDB é o grande vencedor do 2º turno”, publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo