Por Pedro Pereira
Neste domingo (14), o Inter de Santa Maria enfim estreia no Campeonato Gaúcho Série A2 de 2024. A partida, válida pela 1ª rodada, é contra o Pelotas, às 15h, no Estádio Boca do Lobo, casa do adversário. O confronto será transmitido com imagens no Facebook do time mandante, mas também pelas rádios CDN 93.5 e Imembuí 101.9 acompanharão o Alvirrubro.
Conhecido por ter uma das maiores torcidas do interior do Estado, o rival sediará o jogo com os portões fechados, sem presença de público. Isso se dá em função de uma punição aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) em 2023 que o Áureo-Cerúleo ainda precisa cumprir. De acordo com o Diário Popular, jornal pelotense, o clube chegou a recorrer, mas fora do prazo e, dessa forma, não teve o pedido acatado.
A última vez que Inter-SM e Pelotas se enfrentaram foi na Divisão de Acesso do ano passado, pela 13ª rodada. Embora o time de Santa Maria já estivesse rebaixado, o duelo começou com “clima de guerra” entre os apoiadores de cada lado, no Estádio Presidente Vargas, mas terminou sem gols. No primeiro turno do certame, as equipes empataram em 1 a 1, pela 4ª rodada, na Boca do Lobo.
O Alvirrubro não entra em campo de forma oficial desde o dia 17 de setembro de 2023, quando foi eliminado pelo Novo Hamburgo na Copa FGF – Troféu Rei Pelé. Contudo, 273 dias separam o esquadrão do Coração do Rio Grande de seu último jogo pela Série A2 – uma vitória em cima do Guarani, de Venâncio Aires, em partida realizada no dia 16 de julho.
Na pré-temporada, porém, os santa-marienses disputaram três confrontos amistosos. O primeiro, contra o time do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, foi perdido de virada por 3 a 2. Depois, aconteceram dois embates diante do União Frederiquense, que também está na segunda divisão estadual, mas na outra chave: derrota alvirrubra por 1 a 0, fora de casa; e vitória pelo mesmo placar, na Baixada Melancólica.
Segundo o jornalista Gilson Alves, do Diário de Santa Maria, o centroavante David Batista, que estava no Rio Branco, de São Paulo, e o lateral-esquerdo Alan Bald, que estava no Luverdense, do Mato Grosso, devem retornar a tempo da estreia do Inter-SM na competição. O elenco titular comandado por Daniel Franco neste fim de semana deve ser formado por: Rafael Copetti; Lucas Evangelista, Rodrigo Augusto, Tairone e Márcio Goiano; David Cunha, Willyam Maranhão (Allan Christian), Fabrício Lusa, Tcharles (Jarro) e Wilson Júnior; Michel.
História
Este será o 13º ano consecutivo que o Inter de Santa Maria está na briga pelo acesso. Desde 2011, quando disputou o Campeonato Gaúcho Série A, o clube não sabe o que é estar entre os maiores do Estado. Naquela temporada, inclusive, o time santa-mariense foi rebaixado justamente após ser goleado pelo Pelotas, no Estádio Presidente Vargas.
De acordo com o site OGol, o Alvirrubro já enfrentou o Lobo 50 vezes na história, tendo vencido 12 jogos, empatado 25 e perdido 13. Na última vez que o Inter-SM ficou a uma decisão de retornar à elite, em 2018, o Lobo também foi o responsável por eliminar o representante do Coração do Rio Grande. Antes, entretanto, no dia 29 de setembro de 2007, os santa-marienses voltaram à primeira divisão após sete temporadas na Série A2 com uma vitória em cima do Pelotas, por 2 a 1, em casa. Na época, o esquadrão da Baixada era comandado por Bebeto Rosa e os gols foram de Cirilo e Alê Menezes.
No duelo deste fim de semana, outra questão liga o Inter-SM e o Áureo-Cerúleo: o treinador Paulo Porto. Ele, que liderou o Lobo na disputa de 2018 e, em 2020, venceu a Recopa Gaúcha sobre o Grêmio, além de ter conquistado com os pelotenses outros títulos, foi o técnico do Inter-SM no Gauchão de 2008. Naquele ano, a equipe de Santa Maria chegou às semifinais – uma das maiores marcas do clube na história.
Serviço
Inter-SM X Pelotas – 1ª rodada do Campeonato Gaúcho Série A2
Data: domingo (14/04)
Local: Estádio Boca do Lobo – Pelotas/RS
Horário: 15h
Transmissâo: Facebook do Pelotas, Rádio CDN 93.5 e Rádio Imembuí 101.9
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.