DestaqueEstado

FUTEBOL. Sindicato dos Atletas Profissionais vira suporte a jogadores gaúchos hoje fora do mercado

Atual treinador do “Siapergs”, Paulo Guedes é ex-atleta do Internacional-POA

Em primeiro amistoso do Inter-SM na pré-temporada, equipe do Sindicato venceu Alvirrubro pelo placar de 3 a 2 (Foto Pedro Pereira)

Por Pedro Pereira

Na última sexta-feira (22), o Inter de Santa Maria realizou o primeiro de três amistosos marcados como preparação para o Campeonato Gaúcho Série A2 de 2024, principal compromisso do clube no ano. No campo da Vila Fighera, o Alvirrubro recebeu o time do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapergs), e, embora tenha aberto o placar em 2 a 0 na etapa inicial, sofreu a virada na segunda metade e perdeu por 3 a 2.

O leitor pode conferir mais informações sobre a partida clicando aqui. Formada por futebolistas que visam se manter em forma para buscar oportunidades profissionais, a equipe do Sindicato é uma comum adversária das agremiações do Estado durante a pré-temporada – tanto para elencos que disputam divisões inferiores quanto para esquadrões que fazem parte da elite.

Antes e durante o Gauchão deste ano, o plantel do Siapergs encarou times tradicionais do Rio Grande do Sul, como Brasil de Pelotas, Caxias, Juventude, São José e Santa Cruz, além do próprio Grêmio. O atual treinador, Paulo Guedes, é ex-volante do Internacional, de Porto Alegre, tendo atuado na década de 1980, e acumula passagens como jogador por clubes como Lajeadense, Aimoré e Esportivo.

Técnico Paulo Guedes foi auxiliar de Daniel Franco, atual comandante da equipe do Inter-SM, no Sindicato dos Atletas do Rio Grande do Sul (Foto Instagram/Reprodução)

O técnico acredita que a vitória em cima do Inter-SM é fruto do trabalho do elenco somado ao apoio que a equipe recebe do Sindicato. “Esse resultado representa todo o esforço e dedicação dos nossos jovens atletas, com alguns buscando espaço no mercado do futebol e outros já com propostas de clubes. É a seriedade do trabalho do presidente Gabriel Schacht e de todo o corpo cooperativo do Siapergs”, relatou o comandante.

O Sindicato

Fundado em 1973, o time do Siapergs tem como objetivo fundamental dar suporte a jogadores do Rio Grande do Sul que não possuem vínculos com agremiações esportivas. O idealizador da iniciativa foi Cláudio Duarte, ex-lateral-direito do Internacional, que teve a ideia de unir futebolistas com o objetivo de ajudar jovens expoentes no Estado.

Os treinos da turma acontecem de terça à sexta-feira, semanalmente, em Porto Alegre – ainda que a entidade também tenha atividades nas cidades de Pelotas e Rio Grande. Na segunda-feira, os atletas têm direito a folga visto que os confrontos com os clubes profissionais acontecem nos finais de semana.

A estrutura oferecida pelo Sindicato conta com assistência jurídica, psicológica, fisioterápica, como também uma comissão composta por preparador físico, treinador de goleiros e um auxiliar, além do treinador principal. Para participar do Siapergs, o jogador precisa já ter assinado contrato com uma equipe do futebol gaúcho.

Alvirrubro em boas mãos

Antes de assumir o comando do time, Guedes foi auxiliar de Daniel Franco, treinador do Inter-SM, quando o mesmo era responsável pela casamata da entidade. O ex-volante do Internacional conta que, no duelo da sexta-feira, a ideia era mostrar o elenco para o técnico dos santa-marienses: “a gente também veio apresentar os meninos para o professor Daniel, que é oriundo do Siapergs. Para nós, é uma felicidade muito grande poder enfrentar um clube da grandeza do Inter de Santa Maria”.

O Alvirrubro iniciou a partida com um esboço do que pode ser o esquadrão titular na temporada: Alexandre Villa; Lucas Evangelista, Rodrigo Augusto, Tairone e Márcio Goiano; David Cunha, Fabrício Lusa, Jean Roberto, Tcharles e Wilson Júnior; Michel. Entretanto, todos os 19 atletas disponíveis foram mandados a campo em algum momento com o objetivo de dar rodagem ao plantel.

Bicampeão da Série A2 com o União Frederiquense, em 2021, e com o Santa Cruz, em 2023, Franco foi anunciado como novo comandante do Inter-SM no fim de outubro do ano passado. De acordo com Guedes, “o clube está super bem representado com o Daniel e com os grandes jogadores que tem. São atletas que conhecem o caminho do acesso, assim como o treinador”.

O time do Coração do Rio Grande não disputa a primeira divisão estadual desde 2011, quando foi rebaixado para a Divisão de Acesso. A última vez que a agremiação ascendeu à elite foi em 2008. Porém, para o técnico do Siapergs, o povo de Santa Maria pode ficar tranquilo: “com certeza, ao decorrer das semanas, a equipe vai estar super bem estruturada”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo