Perimetral Dom Ivo e Perimetral Sul-Leste: duas obras importantes para a nossa cidade – por Jorge Pozzobom
“Acreditar, buscar recursos, trabalhar por Santa Maria é investir em todos nós”
Tem muita coisa boa acontecendo para Santa Maria continuar melhorando. Basta andarmos pela cidade para presenciarmos as inúmeras obras em andamento em todas as regiões, inclusive, é claro, no interior do Município. Todo esse trabalho, dia após dia, é realizado com investimento, comprometimento e planejamento contínuo.
E é desta forma que o meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu queremos continuar avançando, sempre com foco no desenvolvimento de Santa Maria. Neste vasto campo de obras, quero destacar as duas perimetrais – Dom Ivo e Sul-Leste – as quais farão uma diferença gigantesca na rotina das pessoas.
Na Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, que irá ligar as regiões Norte e Oeste de Santa Maria, o trabalho está em fase de finalização. O trecho de cerca de 700 metros e 12,6 mil m² de área, entre a Rua Coronel Valença e a ponte que liga a Rua José Barin, recebeu a aplicação do material que faz a impermeabilização do solo para receber a continuidade do asfalto. Ou seja, em boa parte desta via, o asfaltamento já começou.
Entregar uma obra nesta proporção à cidade é mais uma das grandes realizações da nossa gestão, e é gratificante saber que estamos em fase de conclusão, que inclui os meios-fios e a finalização da sinalização, calçadas e ciclovias. Essa realmente é uma grande obra, a qual terá quatro pistas, sendo duas em cada sentido.
As obras da Perimetral Sul-Leste também seguem a todo vapor. Atualmente, estão em andamento os serviços de terraplanagem e a drenagem pluvial. Uma equipe segue com o trabalho no primeiro de dois lotes que corresponde a um trecho de 2 km de extensão. Quando finalizada, a Avenida terá um total de 6 km de extensão com oito intersecções, e irá facilitar o deslocamento entre as regiões Sul e Leste de Santa Maria, principalmente, o tráfego de veículos pela BR-392, a Faixa de São Sepé, até a Estrada de Pains, um dos acessos à nossa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de interligar os bairros Tomazetti, Lorenzi, Diácono João Luiz Pozzobon e Camobi e o distrito de Pains.
Acreditar, buscar recursos, trabalhar por Santa Maria é investir em todos nós. Isso enfatiza o nosso compromisso com a infraestrutura da cidade, bem como com a saúde, desenvolvimento social, segurança, educação, entre outros. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas também, muito a comemorar. Entregar essas duas perimetrais é acreditar no impossível e, junto a todos vocês, seguir trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Laurent Keller/Prefeitura de Santa Maria.
Essa obra já passou da hora, o estado tem que ter mais planejamento, executivo do Brasil deve ser um dos mais passivos que existe, só faz algo anos depois que o povo já está exausto de pedir.
Algo que NInguem fala e as áreas de mata nativa derrubada na estrada de arroio do só? a cidade cada vez menos arborizada, estranho que a legislçlção ambiental parece não atingir a prefeitura ou empresas de Santa Maria pois não é replantada nenhuma árvore na cidade. São autorizadas em média 10 cortes de árvores nativas por bimestre na cidade, e onde estão as novas árvores plantadas?
Cara de pau sem limites. Uma obra que iria custar vinte e poucos milhões, ‘dinheiro da Corsan’, ficou para o ultimo dos 8 anos de mandato e custará muito mais. ‘Importante’ ninguém sabe, o adjetivo, como o anuncio e o projeto, ‘caiu do céu’. Alas, não se sabe se havia outras prioridades na aldeia.