DestaqueSaúde

SAÚDE. Valdeci faz visita ao Hospital Regional e intensifica mobilização pela abertura de mais leitos

Capacidade máxima é de 198 leitos e instituição conta com cerca da metade

Parlamentar esteve no Hospital Regional nesta sexta: hoje são ocupados 100 dos 198 leitos possíveis (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O deputado estadual Valdeci Oliveira dedicou boa parte da manhã desta sexta-feira (12) para uma visita ao Hospital Regional de Santa Maria, instituição localizada no Parque Pinheiro Machado, na Região Oeste da cidade. Acompanhado do ex-vereador Luciano Guerra, ele percorreu os diferentes setores do local e dialogou com o diretor administrativo do complexo, Geison Farias, e com o gerente de Enfermagem, Jonatas Wrague.

Na pauta da conversa, o reforço na cobrança pela abertura de mais leitos, a situação da estrutura do local e a preocupação com a crise financeira da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), entidade que administra o Regional e que passa por uma situação de recuperação judicial. As dívidas contraídas pela FUC levaram à demissão em massa de funcionários nas unidades hospitalares do grupo localizadas na Região Metropolitana.

“Nós levamos muitas das preocupações que recebemos da comunidade para os gestores e também recebemos esclarecimentos. Nos tranquilizaram com relação à crise nas unidades de Porto Alegre, que, conforme eles, não afetaria o Hospital de Santa Maria. Vamos seguir acompanhando de perto essa situação, pois ela nos parece grave. O Hospital Regional ainda tem que andar muito para cumprir aquele papel que foi constituído desde o início da sua construção. Saio daqui com a certeza de que a pressão, a mobilização e a luta valem a pena, e que os serviços prestados aqui são qualificados, mas podem ser ainda melhores. Pode ter muito mais espaço (disponível) aqui para atender a população que precisa de saúde”, assinalou o deputado, que irá seguir cobrando a ampliação de leitos no local.

Atualmente, há 100 leitos autorizados para funcionamento no local, sendo que a capacidade total do Regional é de 198 leitos, conforme a Secretaria Estadual da Saúde. Para que sejam abertos mais leitos, é necessária a autorização do governo do Estado.

“Permanentemente, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nós iremos cobrar que o Regional funcione com 100% dos seus leitos e serviços, inclusive a questão da alta complexidade”, assinalou Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo