DestaqueEducação

SOLIDARIEDADE. Medicina da Ulbra está no Trote Solidário Simers. Em SM, o destino é o hemocentro

Até dia 30, estudantes arrecadam alimentos e estimulam a doação de sangue

Por Thamiriz Amado / Da Assessoria de Imprensa da Ulbra

A Ulbra está presente no Trote Solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A ação está aberta a todas as universidades de Medicina do Estado e a seus calouros ingressantes no primeiro semestre de 2024, em uma corrente do bem para arrecadar alimentos e tampinhas plásticas e estimular a doação de sangue e o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Além disso, os estudantes vão realizar diferentes tarefas e desafios para concorrer ao Troféu “Trote Solidário Simers 2024/1”, destinado à coordenação do curso de Medicina da universidade vencedora e para a respectiva comissão organizadora da instituição. As arrecadações vão até o dia 30 de abril, e todos podem ajudar.

Solidariedade

A Ulbra já disponibilizou pontos de coleta pelo campus de Canoas, onde é possível depositar as tampinhas plásticas, que serão destinadas ao Instituto do Câncer. Os espaços também vão servir para doação de alimentos. Além disso, as contribuições podem ser feitas via portal do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, de forma online, de qualquer parte do mundo, e escolher qual Instituição quer que pontue.

Já a doação de sangue pode ser feita em qualquer serviço de hemoterapia ou banco de sangue do Brasil, inclusive no Hospital Universitário da Ulbra em Canoas, por todos que quiserem fazer parte da corrente do bem. O aluno, de qualquer curso, que comprovar participação na ação receberá um certificado (gerado pelo site) com carga horária de até 8 horas.

Para ajudar os alunos de Medicina da Ulbra na gincana, basta enviar o comprovante de doação de sangue à comissão organizadora, email [email protected].

Instituições para coleta de sangue: Canoas (HU); Caxias do Sul (Banco de Sangue; Hemocentro e Hemovita); Erechim (Banco de Sangue); Ijuí (Hospital de Caridade); Lajeado (Hemovale); Novo Hamburgo (Hospital Regina); Passo Fundo (Hemopasso e HSVP); Pelotas (Hemopel e Santa Casa); Porto Alegre (Hemorgs; HCPA; HSL/PUCRS; Hospital Conceição e Santa Casa); Rio Grande (Santa Casa); Santa Cruz do Sul (Hemovida); Santa Maria (Hemocentro); e Uruguaiana (Santa Casa).

O cadastro como doador de medula óssea no Redome pode ser feito exclusivamente no Hemocentro ou nos postos de atendimento dos hospitais de Clínicas e Conceição (todos em Porto Alegre).

Trote Solidário

O Trote Solidário foi criado em 2007 com o intuito de fortalecer a ligação entre o Simers e os futuros médicos. Neste ano, a ação vai contar com a participação de 20 universidades de 14 cidades do RS, que funcionarão como sede das atividades presenciais.

“A nossa função como médicos é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e não existe forma melhor de aprender isso do que praticando desde o primeiro dia de faculdade. É um orgulho e privilégio para o Simers ter esse projeto em mãos e poder expandi-lo a cada semestre, levando como exemplo também para outros estados”, afirma Vinicius de Souza, diretor de Políticas Estratégicas do Simers.

Para mais informações acesse o site (https://simers.org.br/noticias-tags?t=Trote+Solid%C3%A1rio).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo