DestaqueSanta Maria

CHUVA. Defesa Civil do Município realiza novas vistorias em áreas de risco nos bairros da cidade

Via interditada, Estrada do Perau é local com risco de movimento de massa

Trecho da Estrada do Perau, local considerado com risco. Via interditada por tempo indeterminado (Foto Defesa Civil/Divulgação)

Por Lenon de Paula / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil do Município, promove de forma contínua e permanente vistorias em locais de risco geológico (movimento de massa / deslizamentos) e hidrológico (alagamentos) nos bairros de Santa Maria.

Na Estrada Engenheiro Baldur Welzel Loebler, popularmente conhecida como Estrada do Perau, no Bairro Campestre do Menino Deus, foi reiterado nesta quinta-feira (9) o risco de movimento de massa. A via foi interditada no último dia 1º após os registros de deslizamento de terra, de queda de árvores e de pedras soltas devido à enxurrada registrada na última semana, e segue totalmente bloqueada por tempo indeterminado.  Próximo da via há um arroio afluente do Rio Vacacaí-Mirim.

Também passam por vistorias para avaliação de risco geológico e hidrológico as localidades que circundam o Morro do Cechella – vilas Canário (extremo norte), Nossa Senhora Aparecida (também conhecida como Churupa, a sudeste) e Vila Bürguer (ao sul, entre o morro e a Vila Pércio Reis), no Bairro Itararé. No dia 1º de maio, um deslizamento de terra na Rua Canário causou a morte de duas pessoas. A localidade foi interditada pela Defesa Civil do Município devido ao risco iminente de colapso do Morro do Cechella em função das intensas chuvas e da precipitação que está prevista no próximo final de semana.

“As vistorias e o monitoramento da Defesa Civil são fundamentais para a prevenção e gestão de desastres em áreas de risco geológico e hidrológico, pois ajudam a salvar vidas e a reduzir danos às propriedades e ao meio ambiente”, ressalta o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos.

A Vila Bilibio, no Bairro Km 3, também é monitorada. As vistorias e estudos estão em andamento e podem incluir novas vias ao longo dos próximos dias. As vistorias técnicas são realizadas com o apoio de equipes da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos (Secap), do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan-SM) e do Laboratório de Geologia Ambiental (Lageolam), do curso de Geografia da UFSM. Os dados coletados irão respaldar a elaboração de laudos e soluções técnicas, bem como embasar os projetos executivos de obras (contenção de encostas, por exemplo).

Quantitativo de ocorrências
Relação de solicitações à Defesa Civil desde 30.04.2024

• Alagamento: 146
• Desmoronamento: 51
• Pedido de lona: 164 (mais de 9 mil metros de lona já distribuídos)
• Pedido de telha de fibrocimento: 26
• Pedido de informações diversas: 70
• Pedido de socorro / resgates / pessoas ilhadas: 87
• Pedido de vistoria para rachaduras: 84
• Rachaduras: 2
• Pedido de doações variadas: 168
• Doações: 14
• Reclamações: 10
• Animais: 02
• Voluntários: 43
• Queda de árvores: 8
• Demandas relacionadas ao saque FGTS: 16
• Outras demandas: 11
• Total de ocorrências: 902

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo