DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura organiza CDM para abrigar a população santa-mariense desalojada pela chuva

Quem procurar abrigo no local terá acesso a alimentação, higiene e roupas

Por Gabriel Marques (com foto de Arquivo) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A chuva torrencial que atinge Santa Maria desde as últimas 24 horas e que já atingiu o acumulado de 220 milímetros mobiliza a Prefeitura e os órgãos de segurança nesta terça-feira (30). Em reunião no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), foram definidas as ações de proteção à população que está ilhada devido ao aumento do nível de rios e arroios.

As pessoas que precisarem deixar suas residências serão levadas ao Ginásio Gisele Borin, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Também foram passadas orientações sobre os casos de reparos em unidades de saúde e escolas danificadas por alagamentos e infiltrações. O encontro foi coodenado pelo prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

LEIA TAMBÉM: Após fortes chuvas, mais de 30 pessoas estão abrigadas no Centro Desportivo Municipal (CDM)”, texto de Gabriel Marques, publicado no site da Prefeitura Municipal (AQUI)

“Estamos 100% focados em proteger os santa-marienses. E este encontro, com uma equipe altamente qualificada, vai nos fazer ganhar muito tempo, para que nossas decisões sejam as melhores e, assim, vamos salvar vidas. Importante pedir para a população que não se coloquem em risco. Não tentem atravessar os rios porque a correnteza está fortíssima e tenham cuidado com as fiações elétricas. Em caso de dúvidas, acionem a RGE para que ela avalie o local. Quem precisar, procure o CDM que vamos acolhê-los”, ressaltou o prefeito.

Acolhimento no CDM

O Ginásio Gisele Borin, no Centro Desportivo Municipal (CDM) estava disponível desde as 15h desta terça-feira para receber a população que precisar deixar suas residências em função da forte chuva. No local, há colchões, cobertores, alimentos, produtos de higiene pessoais, e roupas.

A Prefeitura já trabalha, em contato com a Defesa Civil e grupos de voluntários, para arrecadar mais itens essenciais para os desabrigados e desalojados, de modo que todos que precisarem tenham acesso ao local. Conforme o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o Município possui registro de preço para a compra de comida e este recurso poderá ser utilizado, caso necessário.

Segundo a Brigada Militar, equipes vão auxiliar na retirada das pessoas que tiveram seus lares alagados e vai prestar apoio por meio de dois micro-ônibus e um caminhão para a retirada dos móveis. Esta medida busca tranquilizar a população que teme ser saqueada ao deixar suas casas.

“Nós somamos forças para atender quem mais precisa neste momento. Há locais onde os moradores afirmam nunca ter passado por situação semelhante, de uma chuva tão forte como essa que estamos vivenciando. E eu reforço o pedido do prefeito. Procurem ajuda e de forma alguma se coloquem em risco. Nós temos uma rede de apoio grande para prestar o socorro adequado”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

A população poderá tirar dúvidas sobre a possibilidade de acolhimento no CDM através do telefone (55) 97400-6490. Quanto a distribuição de lonas e telhas, os materias podem ser retirados no CDM, na Defesa Civil (Avenida Pedro Cezar Saccol, 605, Parque Industrial e Tecnológico, ao lado do Tecnoparque), ou solicitados pelos telefones (55) 3174-1552 e (55) 9 9110-7940. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo