Artigos

Com a união de todas as forças, vamos reconstruir o que foi perdido – por Jorge Pozzobom

“Mais do que nunca, a união de toda a comunidade tem feito a diferença”

Estamos vivenciando a maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul e Santa Maria. As chuvas que se iniciaram no dia 29 de abril e duraram mais de cinco dias ininterruptos deixaram muitos estragos e, o que é mais triste, perdemos cinco pessoas. Quero deixar aqui a minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu faremos tudo o que pudermos para evitar mais perdas.

Nossa prioridade, mais do que nunca, é salvar vidas e acolher os que precisaram sair de suas casas. Já providenciamos a retirada das pessoas que residem nas áreas de risco, como a Rua Canários, nos arredores do Morro do Cechella, no Bairro Itararé. A previsão ainda é de muita chuva. A partir de hoje, podemos ter chuvas intensas e o que é mais preocupante, com rajadas de vento.

O momento agora, além de proteger as pessoas, é de reconstruir. Não mediremos esforços para devolver a esperança e a dignidade a quem perdeu tudo neste temporal. Sabemos que outras regiões do Estado sofreram – e ainda estão sofrendo – prejuízos materiais imensuráveis, além do medo e desespero diante da força das águas dos últimos dias.

Aqui em Santa Maria, estamos isolados e, como somos uma cidade central, é para cá que os municípios da região recorrem para atendimento médico, trabalho, estudo, além de outros. Muitos estudantes moram nos municípios que ficam à volta de Santa Maria e têm que se deslocar para cá todos os dias. Desde a semana passada, esses alunos estão perdendo aula.

Temos muita pressa nesta reconstrução e na liberação de todas as vias de acesso a Santa Maria. Não podemos correr o risco de ficarmos sem combustível e alimento nos supermercados. Para isso, precisamos da união de todas as forças. Ontem (6), tivemos reunião com representantes do Exército Brasileiro e com os representantes de uma concessionária para dar encaminhamento à reconstrução da ponte destruída na RSC-287.

Na última quinta-feira (2), recebemos o presidente da República, Lula, e o governador do Estado, Eduardo Leite. Ambos, com suas comitivas oficiais, viram pessoalmente as condições da nossa cidade e foram, imediatamente, informados de tudo o que mais precisamos neste momento. Porém, não podemos enfrentar um outro problema que é bem recorrente nestes cenários: a burocracia. A situação é grave e não podemos esperar. Nossa expectativa é que os recursos destinados à reconstrução dos lugares atingidos cheguem ao Município o mais rápido possível. Aliás, já havia essa solicitação de recursos para a reconstrução dessas áreas atingidas há muito tempo.

Sabemos que tem muito a ser feito. Um dos problemas a serem enfrentados, agora, é a falta de água em algumas regiões, bem como a instabilidade de internet e do sinal de telefone na cidade. Muitas pessoas chegaram a ficar sem comunicação, e isso não pode acontecer neste momento. Todas essas questões têm sido acompanhadas por nós e recebido a atenção necessária pelos responsáveis. Uma das soluções é que a Prefeitura disponibilizou wi-fi gratuito em 90 pontos do Município.

Ainda nesta terça-feira (7), recebemos o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e representantes do Governo Estadual. Nesta reunião, comunicamos as prioridades de Santa Maria e da Região Central. As principais demandas são a construção da ponte na RSC-287, a distribuição de água e de alimentos para comunidades isoladas da Região Central e a liberação do uso de poços artesianos.

Propusemos ao vice-governador que seja utilizada a água dos poços artesianos, mas não para consumo, para outras necessidades básicas da população. Também comunicamos a parceria entre a concessionária e o Exército Brasileiro para a colocação provisória de uma ponte na RSC-287. E informamos, ainda, a respeito de todo o apoio da Prefeitura, para ajudar o novo Centro Regional de distribuição de alimentos na Região.

A partir deste mesmo encontro, realizado na sede do Segundo Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, foi anunciado que o Centro Regional do Governo do Estado para a distribuição de alimentos que estão vindo pela Base Aérea ou pelo Aeroporto de Santa Maria começou a funcionar ontem (7), nas instalações da antiga empresa Lumenk, na Faixa Nova, em Camobi. O local irá atender comunidades isoladas da Região Central, com alimentos não-perecíveis e água potável. Os mantimentos vão ser levados por helicópteros da Força Aérea Brasileira ou por meio de veículos do Exército Brasileiro. O Centro Desportivo Municipal (CDM) continua sendo usado para a distribuição dos donativos, ou seja, dois locais vão atuar de forma integrada para levar os mantimentos a quem precisa.

Reforço que precisamos da união de todas as forças. Já recebemos o presidente, o governador, o vice-governador em nossa cidade e todos eles viram a gravidade da situação. Porém, mais do que nunca, a união de toda a comunidade tem feito a diferença neste momento. E isso está em nosso DNA. A solidariedade e a empatia são as protagonistas em Santa Maria e, mais uma vez, o mundo inteiro nos abraça. Não podemos nos esquecer que outras cidades também estão sofrendo e, assim que der, iremos ajudar os nossos municípios vizinhos.

Para finalizar, peço, de coração, que não fiquem em áreas de risco. Diante de qualquer alerta de temporal, protejam a si mesmos e a todos os que puderem. É com a união de todas as forças que vamos vencer este momento. E, como eu sempre digo, é todos nós cuidando de todos nós.

Nossas equipes estão prontos a atender chamados de emergência:

Corpo de Bombeiros

– (55) 98454-5968 (WhatsApp)

Brigada Militar

– (55) 99939-0190 (WhatsApp)

Samu

– (51) 33200-100

– (51) 33220-192

– (55) 3307-9737

Ciosp

– (55) 99217-8122 (WhatsApp)

– (55) 99167-4728 (WhatsApp)

– (55) 99167-8452 (WhatsApp)

Defesa Civil

– (55) 3174-1552

– (55) 99110-7940

Polícia Rodoviária Estadual

– (55) 3225-1009

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Samuel Marques/Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo