CulturaDestaque

CULTURA. Prefeitura inicia as ações descentralizadas da 51ª Feira do Livro, em escolas da rede municipal

Estudantes e comunidade artística e literária unidos em atividades desde sexta

Alunos das séries iniciais da escola Rejane Garcia Gervini ouvem, encantados, a leitura de Helquer Paez (Foto Eduardo Ramos/Prefeitura)

Por Joyce Noronha e Lenon de Paula (com Foto de Eduardo Ramos) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Ouvidos atentos, olhos curiosos e sorrisos, assim os alunos das escolas municipais receberam atores na sexta-feira (24) para a ação “Feira Fora da Feira”, que envolve as escolas e a comunidade artística e literária em um cronograma de atividades descentralizadas da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. O tradicional evento literário, que é a segunda maior da América Latina, foi adiado para o mês de agosto, devido às fortes chuvas que atingiram o Estado. Assim, a programação foi atualizada, mas a atividade de mediadores de leitura ocorre até 7 de junho.

A ação começou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martinho Lutero, no Bairro Juscelino Kubitschek. O ator Gelton Quadros passou nas salas de aulas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais para ler histórias.

Os pequenos da Educação Infantil ouviram “Assim nasce um Bicho Papão”, de Merka. A história apresentada em quadrinhos conta a origem e o propósito do monstro, que é muito diferente da narrada pelos adultos. Já os alunos dos Anos Iniciais ouviram “Um porco vem morar aqui!”, de Cláudia Fries, que tem como base ensinamento de empatia e de não julgar uma pessoa sem antes a conhecer.

“É muito significativo termos esta ação dentro da escola. Mesmo que as crianças adorem passear e ir até a Feira do Livro, é bom quando um pedacinho da Feira vem para dentro da sala de aula. Nós fazemos um trabalho de incentivo à leitura, ainda mais com livros físicos, e ter um artista aqui, lendo histórias para eles, mostrando os livros, os desenhos, é estimulante e muito divertido”, destaca a coordenadora pedagógica da EMEF Martinho Lutero, Elenir Zuse.

Na parte da tarde, foi a vez das crianças da EMEF Miguel Beltrame, no Bairro São José, de receberam a visita de Gelton. E na EMEF Rejane Garcia Gervini, na Vila Severo, os alunos dos Anos Iniciais ouviram a história “Os direitos das crianças, segundo Ruth Rocha”, lida pelo ator e diretor de teatro Helquer Paez. Atentos, os estudantes ouviram a narrativa em forma de poesia e viram as ilustrações do livro.

“É muito importante para as crianças receberem esta atividade, com alguém de fora da escola, com o tradicional livro, de papel, ainda mais que eles estão tão acostumados com telas. Só de ser uma pessoa que não é da comunidade escolar e vir aqui, ler para eles, já é muito estimulante. E ser alguém da área das artes, que faz uma performance ao ler, deixa tudo mais interessante”, diz a coordenadora pedagógica da EMEF Rejane Garcia Gervini, Clarissa Souza.

A Feira Fora da Feira envolve as escolas e a comunidade artística e literária em um cronograma de atividades descentralizadas de incentivo à leitura em pelo menos 30 escolas públicas da cidade, sobretudo nas escolas rurais, de comunidades muito atingidas pelas enchentes, e escolas periféricas. Além disso, a 51ª Feira do Livro de Santa Maria também tem um cronograma de atividades no LabCriativo e no EduTech – espaços localizados no Mercado da Vila Belga – que promoverá a inovação e a leitura para os alunos de Ensino Médio a partir de vivências criativas, bate-papos, palestras e oficinas. As atividades ocorrem até 7 de junho. A programação completa está neste link e também logo abaixo, no arquivo em PDF.

Novas datas

O segundo momento da 51ª Feira do Livro de Santa Maria envolve os tradicionais estandes na Praça Saldanha Marinho, as conversas literárias do Livro Livre e as diversas atrações artísticas para o público santa-mariense. Estas atividades ocorrerão de 23 de agosto a 7 de setembro, e incluem nomes da literatura nacional como Zeca Baleiro, Nelson Motta e Daniel Munduruku. Esta programação segue em elaboração pela comissão organizadora da Feira do Livro, e deverá ser divulgada até o final de julho…”

PARA LER A ÍNTEGRA, com outras informações e várias imagens, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo