DestaqueEstado

ENCHENTES. Estado recebe apoio da Organização das Nações Unidas e outras entidades do exterior

Apoio internacional ajuda a traçar soluções na gestão da emergência

Aviões da ONG norte-americana Samaritan’s Purse trouxeram suprimentos e purificadores de água. Foto Lucas Nunes / Força Aérea Brasileira

Por Juliana Dias / Secom RS e Ascom GVG

O governo do Estado está em contato com várias organizações internacionais com ampla experiência em situações de emergência humanitária. Além da doação de suprimentos, essas entidades estão ajudando a traçar soluções na gestão da emergência, na reconstrução e no restabelecimento das regiões atingidas e na melhoria dos abrigos temporários.

Entre as elas estão instituições do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM). A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), vinculada ao governo dos Estados Unidos da América, e a organização não governamental (ONG) norte-americana de ajuda humanitária Samaritan’s Purse também estão apoiando o governo gaúcho.

O vice-governador Gabriel Souza tem liderado essas articulações entre Estado e entidades. “O objetivo é reunir o conhecimento adquirido por essas instituições com experiência em desastres. Essas parcerias podem resultar em planos mais robustos de restabelecimento e reconstrução”, afirmou. Ele destacou também que especialistas que já atuaram em outras catástrofes meteorológicas podem contribuir com o planejamento de ações de adaptação e resiliência climática.

As entidades ligadas à ONU estão ajudando com o compartilhamento de boas práticas no atendimento humanitário aos afetados e com a doação de itens para qualificar a condição dos abrigos. A Acnur, por exemplo, ofereceu o empréstimo de 100 tendas utilizadas em campos de refugiados para abrigos temporários.

A Fema tem apoiado o RS compartilhando a expertise que possui em gestão de emergências meteorológicas e realizando conexões com organizações que atuam em situações de crises humanitárias com desabrigados.

A Samaritan’s Purse enviou duas aeronaves, incluindo um Boeing 757. Foram trazidas dez estações móveis de tratamento de água, com capacidade para produzir 4 mil litros de água potável por hora e atender 10 mil pessoas por dia. Gabriel está em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) para definir quais localidades devem ser atendidas, conforme as necessidades mapeadas.

A ONG encaminhou, também, mais de 40 toneladas de donativos, como kits de higiene, cobertores e geradores, assim como profissionais de sua equipe de Resposta Assistida em Desastres que desenvolverão ações nas comunidades devastadas e ajudar as famílias afetadas.

“São inúmeras as demandas que surgem simultaneamente, e todas são realmente urgentes. Então, ter apoio externo para verificar o cenário e contribuir com a melhoria dos processos é realmente muito útil”, concluiu Gabriel.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo