DestaqueEsporte

FUTEBOL. Há quase um mês sem entrar em campo, ‘sub-17’ do Inter-SM retoma rotina de treinamentos

Equipe do Alvirrubro volta a se preparar de olho no mata-mata da Série A1

Ainda vivos, guris da Baixada terão de vencer os próximos jogos e torcer por resultados paralelos (Foto Renata Medina/Inter-SM)

Por Pedro Pereira / com tabela da FGF

27 de abril. Esta foi a última vez que a equipe sub-17 do Inter de Santa Maria, cujos atletas também são conhecidos como “guris da Baixada”, entrou em campo. Na ocasião, o time caiu para os jovens do Grêmio, no Estádio Presidente Vargas, pelo placar de 5 a 2. Apesar da derrota, os gols assinalados pelo Alvirrubro foram os primeiros sofridos pelo elenco Tricolor no Campeonato Gaúcho Série A1.

Em função das fortes chuvas que atormentam o Rio Grande do Sul desde o fim do mês passado, o certame estadual foi suspenso pela Federação Gaúcha de Futebol por tempo indeterminado. Embora a Divisão de Acesso já tenha inclusive data marcada para recomeçar, as competições gaúchas de base sequer tiveram uma ideia de planejamento formulada.

Neste período, os guris da Baixada precisaram cancelar os treinos, mantendo-se ativos em casa e se preparando individualmente com trabalhos disponibilizados pelo setor de preparação física. Nesta semana, as atividades foram retomadas. De todo o grupo, apenas duas pessoas não conseguiram voltar: um atleta e um integrante da comissão técnica, visto que os dois moram na cidade de Restinga Sêca e, apesar de estarem em segurança, passam por problemas de deslocamento até Santa Maria.

De acordo com o treinador Luis Peres, o Luizinho, é feito um controle diário acerca da situação deles com o apoio do psicólogo Emerson Cezar. Segundo o comandante, embora ainda não tenha sido sinalizado um retorno do Gauchão Série A1 sub-17, ele entende que alguns clubes que também estão na disputa já estão reiniciando as atividades. “A gente sabe que alguns times estão voltando, em situação parecida com a nossa. Acho que a maioria tá fazendo isso, senão todos”, relatou Luizinho.

A Série A1 do time da Baixada até aqui

“A manutenção da vaga na Série A1 era o nosso objetivo principal”, de acordo com o técnico do alvirrubro, Luisinho Peres (Foto Renata Medina/Inter-SM)

O Inter-SM ocupa atualmente a 7ª posição do grupo A com 4 pontos. Até o momento, são 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas em 5 jogos. Uma vez que as equipes rebaixadas à segunda divisão da categoria serão as duas últimas colocadas da tabela geral, unindo as duas chaves iniciais, o Alvirrubro está praticamente confirmado na elite estadual de 2025. Com uma rodada para o fim da fase de grupos – além de um jogo atrasado dos santa-marienses -, quatro esquadrões figuram abaixo dos guris da Baixada no ranking.

“A manutenção da vaga na Série A1 era o nosso objetivo principal. Sendo essa a nossa estreia na primeira divisão, a gente sabia como o campeonato seria difícil. Nós ficamos felizes com os resultados, a competição é muito decidida nos detalhes”, declarou Luizinho, que destaca a única derrota por mais de um gol de diferença: Inter-SM 2×5 Grêmio.

“A gente jogou de igual pra igual até o final da partida, principalmente no primeiro tempo. Conseguimos fazer dois gols neles, coisa que nenhuma equipe do campeonato tinha conseguido fazer. Ninguém marcou gols neles e a gente marcou dois. Isso foi importante para sabermos que o trabalho está sendo bem feito, que os guris e nós da comissão estamos entendendo o campeonato”, contou o técnico sobre o duelo diante do Tricolor.

Por outro lado, para Luizinho, alguns erros de arbitragem em partidas específicas impactaram diretamente para que os representantes de Santa Maria saíssem derrotados de alguns confrontos. “Contra o Sulbrasil, a gente teve no mínimo duas penalidades não assinaladas. O gol deles saiu de uma falta que não existiu. Foi muito difícil mesmo. Em casa, contra o Gramadense, o jogador levou a bola com a mão para o fundo da rede e o juiz validou. Fico triste por esses dois jogos, mas a gente entende que tem que ficar forte e tentar entender a arbitragem do campeonato”, confessou o treinador.

Em busca da vaga no mata-mata

Matematicamente, apenas o líder isolado Grêmio, com 18 pontos, já está garantido na próxima fase. Novo Hamburgo e Gramadense, que estão em 2ª e 3ª, respectivamente, somam 10 pontos cada e podem ser ultrapassados por equipes de fora da zona de classificação apenas no critério de saldo de gols.  O Progresso, de Pelotas, que seria o próximo rival do Inter-SM seguindo o cronograma de jogos inicial, atualmente ocupa a 4ª posição e avançaria ao mata-mata se o certame finalizasse agora.

Ainda vivos, os santa-marienses precisam, para conseguirem a classificação nesta última vaga: bater os pelotenses, em partida atrasada válida pela 4ª rodada, no Estádio Presidente Vargas; vencer, pela rodada final, o Novo Hamburgo, fora de casa; e torcer para alguns resultados paralelos. Dessa forma, o Alvirrubro alcançaria os 10 pontos e estaria à frente das outras quatro adversárias da chave.

“A gente tá muito esperançoso. estamos trabalhando, voltamos a trabalhar agora na segunda-feira pensando nisso: a pressão da classificação. Nós podemos avançar e estamos brigando por isso. Muita gente esperava que isso não acontecesse, mas nós sabíamos que era possível. Se tudo der certo, voltaremos de Novo Hamburgo com a vaga nas quartas de final, entendendo a competição. Virando mata-mata, nossa equipe costuma se transformar e ficar ainda mais forte. A gente tá muito confiante para essa reta final”, afirmou Luizinho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo