DestaqueEsporte

FUTSAL FEMININO. Peñarol, de SM, começa briga pelo 3º título da “Série Ouro” da Liga Sul Riograndense

Equipe da cidade vai a Júlio de Castilhos jogar a primeira fase neste domingo

Atual bicampeão da competição, tendo vencido em 2022 e 2023, grupo santa-mariense é formado por 18 atletas (Foto Divulgação)

Por Pedro Pereira

Neste domingo (2), o Peñarol, time de futsal feminino de Santa Maria, vai a Júlio de Castilhos disputar partidas válidas pela 1ª fase do Campeonato Estadual Série Ouro da Liga Sul Riograndense de Futsal (LSRDF). Atual bicampeã, uma vez que venceu em 2022 e 2023, a equipe da cidade busca o terceiro título consecutivo do certame. Os jogos acontecem no Ginásio Municipal Poliesportivo e não devem ser transmitidos.

Alocado na chave A, o grupo santa-mariense encara neste fim de semana a SER Capão do Cipó, de Capão do Cipó, e o castilhense e dono da casa “Bonekas”, às 16h e às 18h, respectivamente. Antes, uma agremiação chamada “Paris”, também de Júlio de Castilhos, estava confirmada na competição mas, antes da estreia, acabou desistindo por conta das enchentes e foi eliminada com antecedência na última colocação do grupo.

Uma vez que avançam à 2ª fase apenas as três melhores equipes do grupo, o Peñarol e os rivais já estão classificados. Dessa forma, os jogos deste fim de semana servem para definir a ordem da tabela. A fórmula de disputa da Série Ouro da LSRDF pode ser conferida no fim do texto. Além de bicampeãs estaduais, as santa-marienses garantiram o vice-campeonato da competição em 2020 e 2021 e, no ano passado, o título da Recopa Gaúcha organizada pela entidade.

O técnico João Breda comenta a situação do esquadrão, atualmente: “o Peñarol conta agora com 18 atletas no total. A gente passou por uma reformulação no elenco e, hoje, temos atletas de Santa Maria e atletas vindas de fora, de outras cidades do Rio Grande do Sul. Nós temos o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Liga Santamariense de Futsal. A torcida pode esperar um time muito competitivo, que vai usar a força máxima em todas as etapas”.

O campeonato

Nesta 1ª fase, jogos de outras duas chaves com quatro equipes acontecem para definir os três melhores que avançam à 2ª fase, que está prevista para ser realizada no dia 14 de julho. O formato desta próxima etapa é o mesmo, mas com menos times participantes: triangular simples, com cada equipe participante se enfrentando uma vez, e os dois melhores garantindo vaga na etapa seguinte. Os dois piores colocados no ranking geral serão rebaixados à segunda divisão estadual de 2025 – neste caso, o desistente “Paris” e o pior colocado.

Na 3ª fase, que deve acontecer no dia 25 de agosto, serão organizados dois grupos com quatro equipes, em que os dois melhores se classificam para a 4ª e última fase. Em quadrangular simples realizado em chave única, no dia 22 de setembro, os dois melhores colocados ao final avançam para a decisão do título, que será disputada em partidas de ida e volta, nos dias 12 ou 13 e 19 ou 20 de outubro, respectivamente. Nas fases, a sede será definida por sorteio e, na grande final, o mando de campo do último duelo será do esquadrão com a melhor campanha da competição.

Vale destacar que o Campeonato Estadual Série Ouro é promovido pela Liga Sul Riograndense de Futsal, diferente do Campeonato Gaúcho – Série Ouro, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão. Nesta última, a representante de Santa Maria é a UFSM Futsal, que fechou uma parceria com a agremiação “Dallas FC” e, neste ano, além da tradicional elite estadual, disputa a Série Prata da LSRDF.

Serviço

Peñarol na 1ª fase do Campeonato Estadual Série Ouro da LSRDF

Data: domingo (2/06)

Local: Ginásio Municipal Poliesportivo de Júlio de Castilhos/RS

Horários: Peñarol X SER Capão do Cipó, às 16h; e Peñarol X Bonekas, às 18h

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo