DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Ações para recuperação da infraestrutura, surto de fake news e não de doenças

Reservatórios de água na cidade, o porquê da restrição à doação de remédios

Por Paulo André Dutra

Trabalho é o que não falta para a Secretaria de Infraestrutura de SM (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Operação é contínua para tapar os muitos buracos abertos nas ruas da cidade e interior. Isso se o tempo permitir, já que a previsão aponta mais chuva para os próximos dias.

* Nesta quarta-feira (8), o serviço paliativo ocorre no pavimento ao longo da Rua Duque de Caxias e em ruas sem pavimento dos bairros Nova Santa Marta e Lorenzi.

* Ações na rede pluvial, entre outros, ocorrem na Rua Israel Seligmam (Nossa Senhora de Lourdes), Avenida Hélvio Basso (Uglione), Rua Venâncio Aires (Passo D’Areia), Rua Rio Jacuí (Nova Santa Marta).

* Na Avenida Presidente Vargas, acontece a correção de um barranco que desmoronou perto de uma parada de ônibus no Patronato. Na Rua Serafim Valandro, a queda e posterior retirada de uma árvore obrigou a alterações no trânsito.

* No interior, patrolamento, empedramento e compactação em Santa Flora (Estrada Januário Franco Chagas e do Pavão), em parceria com os produtores locais; Boca do Monte (estradas Parada Link e Cezar Pina); Arroio Grande (estradas de Três Barras e dos Minellos); e Pains (estrada Eduardo Duarte).

* Também ocorre a desobstrução de pontes na estrada de Três Barras e da Invernadinha, no distrito de Arroio Grande e o conserto na ponte do Rio Ibicuí, no distrito de Boca do Monte.

* Não há surto de doenças diarreicas em Santa Maria, esclarece a Secretaria Municipal de Saúde. Mais um episódio da série ‘desmentindo boatos’.

* Publicação na tarde desta quarta-feira (8) garante que não há aumento de atendimentos nas redes pública e privada.

* “Em período ao qual estamos vivendo, de pós-enxurrada, é preciso tomar mais cuidado na ingestão de água e alimentos, e com algumas possíveis doenças, como a leptospirose. Mas até o momento, não há registro de qualquer tipo de surto. Claro que vamos seguir monitorando estas questões e, caso seja necessário, medidas serão tomadas”, afirma a secretária de Saúde, Ana Paula Seerig.

* Contra as fake news, foi criada uma força-tarefa de checagem e contestação formada por Governo do Estado, Polícia Civil e Ministério Público. Irá investigar, responsabilizar e punir os responsáveis pela sua disseminação.

* Até o momento, no contexto das enchentes, mais de dez notícias falsas já foram desmentidas. Esse número segue subindo.

* Foi estabelecido um canal direto com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados.

* Doar medicamentos ao município está restrito a laboratórios farmacêuticos, distribuidoras, ONG’s e outros municípios. De entidades da sociedade civil e pessoas físicas, as doações não estão sendo aceitas.

* Segundo nota divulgada pela Prefeitura, esta é uma orientação estadual para evitar o acúmulo indevido de remédios não utilizados ou em condições inadequadas.

* Para a entrega, o local é o CDM, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h.

Arroio Grande, por exemplo, teve as redes de água rompidas com a queda de pontes e estava desabastecida (Foto Corsan/Divulgação)

* Três reservatórios de 5 mil litros estão disponíveis para a população buscar água potável e levar para suas casas. A iniciativa é da Corsan.

* Já em funcionamento, o primeiro fica em frente à igreja do distrito de Arroio Grande. Os outros dois ficarão na Estrada Antônio Ovídio Severo (Lorenzi), e na Rua Rádio Guarathan (Boi Morto), todos pontos altos onde a água tem mais dificuldade de abastecimento.

* Segundo a Corsan, 82% da cidade está recebendo água nesta quarta-feira (8). No meio da tarde, a previsão é de que o conserto de uma das adutoras seja concluído até o final do dia.

* A Agência Nacional de Transportes Terrestres anunciou medidas de flexibilização regulatória e fiscalização para agilizar a chegada de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.

* Abrangem diversos modos de transporte sob jurisdição da Agência, incluindo rodovias concedidas, transporte interestadual de passageiros e transporte de cargas.

* Tais medidas vem em resposta a críticas sobre multas em postos de pesagem e atraso de caminhões em ações fiscalizatórias.

* Quem estiver com dificuldade de acesso a banheiro, inclusive para banho, o Centro de Educação Física e Desporto da UFSM está disponibilizando a sua estrutura para a comunidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Estão multando caminhões com donativos? E daí se e verdade ou mentira. Não muda nada na vida dos desabrigados. Surto de diarreia? Maximo que as pessoas poderiam fazer é ferver a agua da torneira. Sen maiores consequencias. Problema todo é o possivel ‘prejuizo a imagem’ de alguns politicos. Alas, jornalistas podem descansar, não recuperam a credibilidade que um dia sonhavam ter.

  2. Obvio que voltaria o combate as ‘fake news’ com finalidade politica. Alguns menos dotados cognitivamente queriam um evento deste tamanho sem ocorrencia de boatos. Este problema não tem solução. Autoridades tem que parar de perder tempo monitorando as redes sociais e atender só os canais oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo