LUNETA ELETRÔNICA. Menos famílias em áreas de risco, alerta sobre barragem, rede de solidariedade
Instabilidade nas telecomunicações, Corsan esclarece boato sobre a água
Por Paulo André Dutra
* Mais de 350 moradores (84 famílias) das vilas Bilibio, no Bairro Km 3, e Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Vila Churupa, no Bairro Itararé, foram retiradas das casas nesta sexta-feira (3).
* Os locais são considerados áreas de risco, com possibilidade de deslizamento de pedras.
* “Neste momento, o papel da Prefeitura é fazer o diálogo e alertar todas as pessoas que moram em encostas de morros, por exemplo, para que deixem suas casas e procurem um local seguro para ficar”, explica o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos.
* Número de pessoas retiradas nas outras áreas: Vila Canário (Itararé), 400 famílias; Passo do Verde, 90 pessoas; Chácara das Flores, 32 pessoas; Vila Figueira (Camobi), 88 pessoas; Vila Favarin (KM 3), 80 pessoas; Vila Canaã (Tancredo Neves), 26 pessoas
* A Corsan emitiu, na noite de quinta-feira (2), Declaração de Emergência para a Barragem Saturnino de Brito.
* O alerta deve-se à cheia do Rio Ibicuí-Mirim e a possibilidade do rompimento da barragem.
* Abrange as cidades de Santa Maria, São Martinho da Serra e Itaara. Moradores das chamadas zona de autossalvamento (ZAS) e zona de segurança secundária (ZSS) deverão ser realocadas, por medida de precaução.
* Em São Martinho da Serra, a retirada das famílias começou ainda na quinta-feira. A emergência maior é para as localidades de Canabarro e Passo dos Macacos.
* O boato de que a água fornecida pela Corsan não está sendo tratada foi motivo de desmentido oficial pela companhia.
* “A Companhia esclarece que as equipes técnicas seguem realizando todos os procedimentos de tratamento da água, com segurança e qualidade, mesmo com as situações de cheias e alagamentos, garantindo o índice de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde”, diz a nota.
* Estoques em baixa no Hemocentro Regional. O órgão estará aberto neste sábado (4) e fará turno estendido durante a semana.
* Quem puder colaborar deve comparecer à sede do Hemocentro (Alameda Santiago do Chile, 35), neste sábado (4), das 8h às 12h, ou de segunda (6) a sexta-feira (10), das 8h às 15h.
* Sobre os serviços de telecomunicações, a Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação informa que a conectividade foi afetada.
* Rompimentos de fibra foram constatados na RSC-287, o que ocasionou a instabilidade (lentidão) e indisponibilidade de sinal nos serviços de algumas provedoras de internet e telefonia móvel.
* “Garantimos que estamos trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. Tem equipes de todas as operadoras na rua, na estrada, tentando subir as fibras afetadas para que as telecomunicações do Município permaneçam disponíveis”, explica o secretário Tiago Sanchotene.
* Desde que começou a arrecadação de donativos, a Central de Solidariedade da Prefeitura arrecadou 12,5 milhões de toneladas de alimentos.
* À comunidade, o pedido é que as doações estejam voltadas aos alimentos não perecíveis, água potável, fralda infantil, cobertores e produtos de limpeza e de higiene pessoal.
* Outras instituições estão se engajando na rede de solidariedade. A Ulbra está recolhendo, em sua sede, doações de alimentos não perecíveis e água potável, além de produtos de higiene pessoal e limpeza.
* São aceitas doações através de transferência por Pix, na chave [email protected]. É solicitado que, nas observações, o doador identifique como “Enchente”.
* O Sinprosm, a partir da próxima segunda-feira (6), também recolherá donativos em sua sede na Rua André Marques, 418.
* A entidade dos professores municipais encaminhará as doações à Defesa Civil municipal.
O comédia Possochato e seu colete da Defesa Civil.