DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Municípios em calamidade e com decreto no Diário Oficial, estradas bloqueadas

Animais resgatados, fornecimento de água potável e outro boato desmentido

Às 18 h. de domingo, situação dos bloqueios nas estradas no entorno de SM. Em vermelho, totais. Em amarelo, parciais (Foto Reprodução)

Por Paulo André Dutra

* Atualização da Defesa Civil Estadual às 18 horas de domingo (5) sobre a situação das enchentes.

* Municípios afetados são 341. Em abrigos, 18.487 pessoas; 115.844 desalojados; 844.673 afetados; 175 feridos; 105 desaparecidos.

* Subiu para 78 o número de mortes relacionadas às cheias. Outras quatro estão sob investigação.

* Um outro boletim vem sendo publicado duas vezes ao dia pelo Governo do Estado, sobre a situação da infraestrutura.

* Na área da RGE Sul, 261 mil pontos sem energia elétrica (27% do total de clientes). Da Corsan, 854.486 clientes sem abastecimento de água (27% do total).

Praticamente todos os municípios da região central na relação dos atingidos publicada no Diário Oficial. Entre eles Nova Palma (Foto Rádio Integração)

* Pelo mapa no alto desta nota, atualizado pela Polícia Rodoviária Federal e Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de hora em hora, é possível acompanhar os bloqueios nas estradas do Estado.

* Decreto publicado no Diário Oficial do Estado neste domingo (5) especifica 265 municípios atingidos pelas cheias. Reitera também o Estado de Calamidade Pública.

* 27 municípios da região estão listados: Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Santa Margarida do Sul, Santiago, São Gabriel, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé e Silveira Martins.

* Uma rede de apoio a animais resgatados começou a funcionar na manhã deste domingo (5), como uma parceria da Prefeitura e UFSM. O espaço funciona no antigo Centro de Eventos do campus de Camobi.

* Atende cães e gatos encontrados durante as ações de acolhimento e resgate às vítimas das chuvas, encaminhados por ONG’s ou grupos com CNPJ.

* Atuam na iniciativa alunos, egressos e servidores do curso de Medicina Veterinária da UFSM e da Prefeitura de Santa Maria. O atendimento no local é das 8h às 19h, com plantão 24 horas. 

* Todos os cães e gatos acolhidos terão fotos postadas no Instagram SOS Comunidades UFSM para que os tutores possam ver os animais e buscá-los, quando for possível.

Animais são alojados no antigo Centro de Eventos em Camobi, passam por testes e microchipados (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Reduzida neste domingo, novamente, a capacidade de captação de água pela Corsan no Rio Ibicuí. Um raio atingiu uma das bombas no final da tarde de sábado (4).

* O fornecimento para a cidade tinha chegado a 80% no sábado, com a instalação de um sistema emergencial. Sem a bomba, a capacidade voltou a 60%.

* Deve ocorrer nesta segunda-feira (6) o reparo das três tubulações rompidas pela enxurrada. O acesso terrestre ao local ficou impedido pela cheia e pela queda de uma ponte em Itaara.

* Mais boatos sendo desmentidos, agora pelo Governo do Estado. Desta vez, o objeto são as doações que chegam de outros estados, cujos veículos estariam sendo retidos nos postos fiscais na divisa com Santa Catarina.

* Para explicar a situação, uma nota da Secretaria da Fazenda na noite de sábado e um vídeo do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo