LUNETA ELETRÔNICA. Novo alerta de tempestade, interdição na Vila Canário, acesso à Quarta Colônia
Cozinhas comunitárias, o fim aos resíduos, MP e ação contra preços abusivos
Por Paulo André Dutra
* Alerta da Defesa Civil na cor laranja (perigo) para tempestade na região nesta quarta-feira (8), incluindo Santa Maria.
* O aviso (veja na imagem acima) inicia às 9 horas, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos (entre 60-100 km/h), e queda de granizo.
* Uma vistoria de orientação, da Defesa Civil municipal, apresentou o Termo de Ciência de Interdição aos moradores que não querem se retirarda Vila Canário (Itararé) nesta terça-feira.
* Deslizamento de terra do Morro Cechella no local vitimou duas pessoas na quarta-feira (1).
* “Assinando este termo, os moradores estão cientes que estão em um local interditado e se responsabilizando pelas condutas de rejeitar as ordens emanadas pela autoridade e permanecer em local que de risco interditado pela Defesa Civil”, explica o superintendente da Defesa Civil do Município, Adão Lemos.
* Não haverá retirada compulsória da área com risco iminente de colapso. Por enquanto.
* As dez cozinhas comunitárias do município estão priorizando o atendimento a famílias vítimas das fortes chuvas. O serviço é feito com distribuição de marmitas ou para consumo em refeitórios. Mais informações aqui.
* Caso opte pela doação de alimentos e marmitas, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde publicou uma série de orientações. Confira.
* O aumento abusivo de preços está na mira do Ministério Público. Um canal foi criado para o envio de reclamações de estabelecimentos ou empresas.
* Denúncias devem ser enviadas para [email protected] com informações mais detalhadas possíveis, como endereço ou localização, nome do estabelecimento e, em caso de compra, imagem da nota fiscal.
* Para diminuir as dificuldades de acesso à internet na cidade, a Secretaria de Inovação e Tecnologia de Informação liberou a rede wi-fi “Santa Maria”, de forma gratuita, em espaços públicos como escolas, unidades de saúde e prédio da administração.
* Não há limite de tempo de uso da rede e para acessar não é necessário realizar cadastro.
* Liberado pelo DAER o trânsito na segunda ponte da ERS-511, em Arroio Grande, que havia sido levada pela enchente. Com isso, é possível acessar Silveira Martins, outros municípios da Quarta Colônia e a RSC-287.
* 90% das cerca de 50 pontes existentes no interior do município foram danificadas, aponta o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.
* Para a Estrada do Perau não há previsão de liberação. Cerca de 70% do trecho foi limpo, porém ainda há risco de deslizamento.
* Móveis, eletrodomésticos, madeira, entulhos, galhos e outros materiais de moradias em que houve alagamento no KM 3 foram recolhidas em um mutirão nesta terça-feira (7) envolvendo Secretaria de Infraestrutura e Exército.
* Percorreram a via próxima ao Rio Vacacaí-Mirim e suas transversais, onde cerca de 500 pessoas foram afetadas pelas chuvas e estão acolhidas no CDM ou em casas de parentes.
* Nesta ação, foram recolhidas cerca de 4 toneladas de resíduos. Na segunda-feira (6), a ação aconteceu na região sul. Ao todo, já são 30 toneladas.
* Os serviços digitais da Secretaria Estadual da Fazenda voltados aos produtores rurais estão indisponíveis. A enchente em Porto Alegre levou a Procergs a desligar o Datacenter, suspendendo todas as operações.
* Produtores rurais que precisem solicitar talão ou fazer inscrição, alterações e solicitações relativas ao cadastro de produtor, dentre outros serviços, vão precisar aguardar a volta do sistema para buscar atendimento na Secretaria de Finanças.
* Cancelados dois eventos promovidos pela Prefeitura: o 1º Seminário Municipal de Mobilidade Urbana e o Prêmio Méritos Industriais 2024.
* O primeiro aconteceria nos dias 9 e 10 de maio. O segundo estava com inscrições abertas. Novas datas serão anunciadas.
Na vistoria da Canario não apareceram Possochato, Pessimo, Gnomo. Negocio deles é foto encenada no ar condicionado. So na boa, a podre fica para os escalões inferiores.