DestaqueRegião

REGIÃO. Defesa Civil orienta EXPRESSAMENTE que se abrigue a população ribeirinha do Jacuí e do Toropi

Orientação do órgão abrange populações de 16 municípios da região Central

Por Maiquel Rosauro

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, na noite desta terça-feira (30), uma orientação expressa para que moradores de áreas ribeirinhas das bacias do rios Jacuí e Toropi, compreendendo 16 municípios da região, busquem abrigos públicos em razão das fortes chuvas que estão estão ultrapassando extraordinariamente suas cotas de inundações.

“Em relação ao Rio Jacuí, É ORIENTAÇÃO EXPRESSA que os moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Agudo, Nova Palma, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Jacuí”, informa o órgão.

“Em relação ao Rio Toropi, É ORIENTAÇÃO EXPRESSA que os moradores de áreas ribeirinhas dos municípios de Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Toropi, Mata e Santa Maria deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Toropi”, complementa a Defesa Civil.

O órgão ainda orienta que pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.

“Ainda, estão sendo verificadas junto aos empreendedores de Unidades Hidrelétricas da região a respeito das medidas de segurança a serem adotadas durante o status de alerta e emergência, em razão da previsão da continuidade das chuvas para os próximos dias”, afirma a Defesa Civil.

Resgate

A Força Aérea Brasileira (FAB) está atuando no resgate aéreo dos atingidos pelas enchentes na região. A FAB informa ter colocado à disposição dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM).

“Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa), a qual foi içada e transportada da região de Candelária até Santa Cruz. Devido ao horário e às condições meteorológicas, a operação é auxiliada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG)”, informa a Força Aérea.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo