Eleições 2006. Pesquisa da hora mantém todos no mesmo lugar. Datafolha colhe novos dados
Lula em primeiro, longe de Alckmin em segundo, e mais longe ainda de Heloísa Helena, em terceiro, e à frente de todo mundo somado – o que garantiria ao presidente a vitória ainda no turno inicial do campeonato eleitoral.
Trata-se, no caso, de mais uma pesquisa Ibope divulgada agora há pouco pela Rede Globo, no Jornal Nacional. O quadro, em relação a levantamento anterior, só tem uma diferença: Lula ganhou mais um ponto, dentro da margem de erro. No restante, tudo igual – refletindo, segundo os analistas, o primeiro dia de propaganda no rádio e na TV e, também, o seqüestro do jornalista Guilherme Portanova, da Globo, pelo PCC. Os fatos foram esses e ninguém caiu. Nem subiu.
Agora, a expectativa é pela nova pesquisa, esta feita pelo Instituto Datafolha, que está na fase da coleta de dados, o que deve terminar na terça-feira, quando tiver encerrada a semana inicial do proselitismo rádiotelevisivo.
Enquanto isso, fiquemos com os números desta quinta, e também com uma análise preliminar, do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, em sua página na internet:
Com TV, Alckmin não caiu, mas também não subiu
A última pesquisa Ibope, divulgada há pouco pelo Jornal Nacional trouxe uma má notícia para o candidato tucano Geraldo Alckmin. O início da exposição no rádio e na televisão ainda não lhe rendeu um mísero ponto percentual nas pesquisas.
Alckmin continua com os mesmos 21% que ostentava antes do horário eleitoral eletrônico. Lula oscilou para cima, dentro da margem de erro da pesquisa. Foi de 46% para 47%.
Heloísa Helena manteve os 12% que detinha na pesquisa anterior. A despeito da pregação cívica de Cristovam Buarque em favor da educação, o candidato mantém-se com a mesma estatura dos outros dois nanicos do pleito, Luciano Bivar e José Maria Eymael. Todos têm 1%.
O Ibope foi à rua no dia 15, mesmo dia da estréia dos presidenciáveis no rádio e na TV. Ouviu 2.002 eleitores até o dia 17. Seus pesquisadores percorreram 140 municípios.
No comitê de campanha de Alckmin, argumenta-se que só as próximos pesquisas irão captar convenientemente os efeitos da propaganda do candidato. O Datafolha fará nova sondagem na semana que vem.
Enquanto isso, o barco de Alckmin vai fazendo água nos Estados. Embora associados ao PSDB, candidatos a…
SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.
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