Temporal em Santa Maria: nossa prioridade é acolher as pessoas – por Jorge Pozzobom
“E quero fazer um pedido muito importante: tomem todo o cuidado possível”
Nosso Estado está sendo atingido por um grande temporal que começou na noite desta segunda-feira (29). Em dois dias, já foram registrados mais de 315 mm de chuva em Santa Maria, o maior número registrado no mês de abril na história da cidade. E, aqui, infelizmente, temos muitos casos de alagamento, os quais têm sido atendidos por nossas equipes de plantão.
A Defesa Civil já nos informou que, até sábado (30), a previsão é de muita chuva. Por isso, nós vamos continuar em alerta, visto que muitas casas foram alagadas, bem como ruas e estradas. Reforço que nenhuma família vai ficar sem acolhimento. A partir de hoje, estamos recebendo todos que precisam no Centro Desportivo Municipal, independentemente do número de pessoas que necessitar de ajuda, todas serão acolhidas.
Muitas pessoas estão preocupadas em ajudar, principalmente com donativos. Nossa prioridade, agora, é o resgate e abrigamento das famílias no CDM. No local, haverá colchões, cobertores, alimentos, produtos de higiene pessoais, e roupas. Mas, hoje mesmo, já passaremos as informações para que todos possam contribuir de alguma forma. Uma coisa é certa: nossa cidade precisa de todos vocês.
Desde a madrugada, o nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu, estamos reunidos com todos os órgãos de segurança, Defesa Civil, Corpo Bombeiro, Brigada Militar, além de todos os secretários de governo, para tomar todas as providências a partir de orientações técnicas e definir ações de proteção à população que está ilhada devido ao aumento do nível de rios e arroios
E, aqui, eu quero fazer um pedido muito importante: tomem todo o cuidado possível. Não saiam de casa sem necessidade, evitem entrar nos locais alagados e o contato com energia elétrica. Mantenham-se o mais seguros possíveis.
Por medidas de segurança, 30 escolas da Rede Municipal de Ensino suspenderam as aulas. Como hoje é feriado, iremos analisar a necessidade de cancelar nas demais. Determinamos, também, a suspensão de alguns eventos que teríamos neste feriado, como a Marcha para Jesus e a Corrida do Sesi, visto que ambas as organizações já estão empenhadas em uma corrente de solidariedade às vítimas das fortes chuvas. É momento de cada um fazer a sua parte. Estamos todos unidos para o enfrentamento dessa situação crítica.
Há também a possibilidade de falta de água, devido ao rompimento de três tubulações do sistema, pelo qual se faz a captação de água pela Corsan, no Rio Ibicuí, para tratamento e distribuição à população. Por causa disso, a água não está chegando à estação de tratamento e o acesso dos técnicos para consertar as tubulações está impossibilitado pelas cheias. Nosso pedido é que todos economizem água o máximo que puderem.
E, agora, o mais importante. Quem precisar de ajuda neste momento, pode se direcionar ao CDM, onde já há equipes em plantão, ou ligar para os números do nosso Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), pelo número 153 e demais contatos que iremos deixar aqui.
Se precisar de ajuda, entre em contato pelos números:
Ciosp
153
(55) 3174-1552
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)
Defesa Civil
(55) 3174-1552 (ramal 2)
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Samuel Marques/Prefeitura de Santa Maria.
Prioridade é tirar os incompetentes do paço municipal. Enchente dura menos que quatro anos e produz menos estrago.