DestaqueEsporte

BASQUETE. “Locomotiva” e “Jurassic” são as equipes de Santa Maria na disputa da Liga Noroeste de 2024

Times buscam conquistar título inédito para a cidade; 2ª etapa é em julho

Na rodada de abertura, no dia 1º de junho, esquadrão do Locomotiva bateu o Jurassic em dérbi municipal (Foto Divulgação)

Por Pedro Pereira

Em 2024, os times “Locomotiva” e “Jurassic” são os representantes de Santa Maria na Liga Noroeste de Basquete (LNB). As equipes voltam às quadras no segundo fim de semana de julho, quando acontece a próxima etapa da competição, em Santo Ângelo. No dia 1º de junho, os esquadrões disputaram rodada de abertura do certame no Ginásio Municipal de Esportes Aloysio Scheuermann, em Três Passos.

A estreia dos dois elencos da cidade foi justamente em um dérbi municipal, que terminou em 59 a 39 a favor do Locomotiva. Depois, o Jurassic venceu o “Java”, de Passo Fundo, por 61 a 39 e, por 65 a 25, o Locomotiva derrotou o “Ballers”, de São Luiz Gonzaga. Também fazem parte do torneio a “ABSA”, de Santo Ângelo, o “Atenas”, de Três Passos, o “Arranca”, de Cruz Alta, e o atual bicampeão “Sojão”, de Santa Rosa.

Liga Noroeste de Basquete

Com oito equipes, a edição de 2024 da Liga Noroeste de Basquete é realizada da seguinte forma: na primeira fase, que é dividida em três etapas, os times se enfrentam apenas uma vez para definir os chaveamentos. A segunda fase é separada em dois outros grupos: os quatro melhores colocados garantem vaga na “Final Ouro”, enquanto os quatro últimos colocados avançam à “Final Prata”.

Jurassic é uma das representantes de Santa Maria na Liga Noroeste de Basquete de 2024 (Foto Divulgação)

Sem datas definidas até o momento, a 3ª etapa será sediada em Santa Maria e os mata-matas acontecem em Santa Rosa. A LNB foi fundada em 2008 e leva esse nome pois, no começo de sua história, apenas esquadrões situados em municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, como Cruz Alta e Três Passos, disputavam a competição.

Entretanto, com o tempo, equipes de outras partes do Estado passaram a ter interesse em fazer parte do certame e a proposta foi se expandindo. “Na prática, hoje já é uma ‘Liga Oeste”, revelou Aléssio Volkeis, vice-presidente da LNB e diretor de esportes do Sojão. O torneio ficou ainda mais em evidência nos últimos anos visto que o tradicional Campeonato Gaúcho, idealizado pela Federação Gaúcha de Basquete, não é promovido na categoria adulta desde 2020.

Em 2023, Locomotiva e Jurassic representaram a cidade e deram adeus à disputa na 3ª colocação e nas quartas de final, respectivamente. Nunca uma agremiação do Coração do Rio Grande levantou a taça da Liga Noroeste. O time que conquistar o título garante vaga na Supercopa RS, que conta com a presença dos vencedores das principais competições sediadas no Rio Grande do Sul, na temporada – como o Campeonato Municipal de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo