Epa, opa! Tucanos decidem ir de Tião e engrossa, mas nem tanto, eleição de Sarney no Senado
É verdade que deixou de ser um baile anunciado. Ainda assim, é grande o favoritismo do maranhense José Sarney, do PMDB, sobre o acreano Tião Viana, do PT, na disputa que acontece segunda-feira para ver quem vai presidir o Senado da República.
Um gás adicional, mas ainda assim muito provavelmente insuficiente, dado à candidatura do petista, veio da bancada do PSDB. Os tucanos não gostaram muito do papo de Sarney que, ao contrário de Viana, atendeu prontamente todos os pleitos tucanos.
E agora, o que vai ser? Uma análise dessa situação e os novos dados disponíveis você encontra em reportagem publicada no sítio especializado Congresso em Foco. O texto é assinado por Lúcio Lambranho. A seguir:
Mesmo sem o PSDB, PMDB crê em 48 votos para Sarney
A decisão do PSDB de apoiar a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado não abalou a confiança do PMDB na vitória do senador José Sarney (PMDB-AP). No entanto, o líder do partido, senador Valdir Raupp (RO), já mudou suas contas. Antes, nos cálculos do PMDB, o apoio a Sarney estava entre 50 e 55 votos. Agora, a cúpula peemedebista acredita que o ex-presidente da República ainda tem 48 votos garantidos. “Já estávamos preparados para isso. O PSDB estava muito dividido e até acreditamos que a bancada seria liberada para votar livremente”, avalia Raupp.
Outros senadadores envolvidos com a campanha de Sarney ouvidos pelo site também colocam nas contas de Raupp quatro ou cinco votos do próprio PSDB e até mesmo dois do PT. Nos bastidores, os peemedebistas revelam que os petistas Delcídio Amaral (MS) e Serys Slhessarenko (MT) podem votar em Sarney. As justicativas para as defecções petistas, segundo o PMDB, seriam conflitos internos e pessoais entre os dois senadores e Tião Viana.
O partido de Sarney também diz ter os votos de César Borges (BA) e Expedido Júnior (RO), ambos do PR, partido que diz ter fechado com o petista do Acre. Além disso, a campanha de Sarney confia que terá todos os…
SUGESTÕES DE LEITURA – confira a íntegra da reportagem Mesmo sem o PSDB, PMDB crê em 48 votos para Sarney, de Lúcio Lambranho, no sítio especializado Congresso em Foco.
Vale a pena ler, também, a nota No Senado, estão inventando 16 votos que não existem, de Fernando Rodrigues, a Folha de São Paulo e do Universo Online.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.