DestaqueEsporte

ESPORTE. Vitória histórica da UFSM Futsal sobre o Atlântico teve a presença de autoridades municipais

Prefeito e secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria repercutem resultado

No sábado, 15, guris da Federal venceram o clube atual campeão nacional e por 2 a 1, no CDM (Foto Andrya Lima/Radar Esportivo)

Por Pedro Pereira

No sábado passado (15), a UFSM Futsal venceu o Atlântico, de Erechim, no Centro Desportivo Municipal (CDM), e se tornou líder isolada do grupo B, como também manteve o 100% de aproveitamento nos 5 jogos que disputou até aqui. Apesar da chuva, a torcida do time da Federal compareceu em peso e mostrou apoio diante do elenco sub-20 do atual campeão brasileiro do apito inicial ao fim da partida.

Na arquibancada, o prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Esporte e Lazer Gilvan Ribeiro se fizeram presentes em meio aos santa-marienses e abaixo da cabine de transmissão do confronto válido pela 7ª rodada do Campeonato Gaúcho – Série Ouro. Para Pozzobom, que brinca ser um “ala-esquerdo ‘quase fora da quadra’ para não atrapalhar o resto do time”, a cordialidade dentro das quatro linhas ganha destaque ao lado do esforço nítido dos guris da Federal.

“Eu fico feliz porque a gente vê que isso é mais que um jogo, mais que uma competição. A gente vê amor e alegria. A gente vê essa gurizada jogar com coragem, com determinação, como se fosse uma grande batalha. Mas uma batalha saudável, bacana, sem violência e extremamente profissional”, relatou o prefeito de Santa Maria. Para ele, que é formado em Direito pela UFSM, é uma honra ver a cidade ser palco de um confronto tão histórico.

Prefeito Jorge Pozzobom e o preparador físico da UFSM Futsal, Douglas Bordinhão (Foto Divulgação)

“Eu fico mais feliz ainda com Santa Maria podendo sediar mais uma etapa tão importante como essa, elevando o nome da nossa Universidade Federal de Santa Maria. Eu tenho orgulho de ter sido aluno da UFSM. Os atletas, os treinadores e, principalmente, a torcida, que fez toda a diferença, merecem um parabéns muito especial”, declarou Pozzobom. Já Ribeiro, graduado em Jornalismo pela UFSM e ex-atleta olímpico de canoagem, explica a relevância do feito do esquadrão santa-mariense: “com certeza lá do outro lado do país tem gente percebendo que o Atlântico perdeu hoje e querem saber quem é esse time que ganhou do campeão nacional”.

Representando Santa Maria

Desde 2019 na Série Ouro – equivalente à primeira divisão de futsal do Rio Grande do Sul -, a dedicação do grupo que envolve os guris da Federal é comparada pelo secretário de Esporte e Lazer ao que vem sendo realizado na pasta, nos últimos anos. “O projeto é da nossa cidade, mas tudo isso é uma construção. Eu sei que vem sendo feito há muitos anos um trabalho qualificado da equipe da UFSM Futsal, que vem de encontro também a tudo que nós estamos fazendo para qualificar esse espaço do CDM, para que a gente tenha orgulho de receber grandes jogos com qualidade na infraestrutura”, disse o ex-canoísta.

Ribeiro revela que está em andamento uma reforma no telhado do ginásio A (principal) do CDM “para que não tenha nenhuma goteira, possa descer água da chuva e ainda assim ter jogo a qualquer momento”. A manutenção dos vidros, que muitas vezes são danificados durante lances das partidas, também deve acontecer em breve visando “melhorar a autoestima de quem está em quadra”.

A atualização do Plano de Prevenção Contra Incêndio do espaço, que já foi licitada e implicará o recebimento de R$ 700 mil destinados ao Centro Desportivo Municipal, faz parte do plano de desenvolvimento do esporte de Santa Maria junto à comunidade. “A gente quer deixar esse legado. Pode ver que é um crescimento em conjunto das equipes, das entidades esportivas, mas também da Secretaria, que pode proporcionar todo esse investimento”, afirmou Ribeiro.

Equipe da UFSM Futsal é a representante de Santa Maria nos torneios do Rio Grande do Sul (Foto UFSM Futsal/Divulgação)

O jogo contra o Atlântico

Mesmo com a dificuldade visível de superar os adversários, a UFSM Futsal soube lidar com as dificuldades e, liderados pelo treinador Gabriel Pranke, confirmar a 1ª colocação da chave com uma vitória por 2 a 1. O comandante conta que a preparação para o duelo, que seria histórico independente do resultado, fez efeito: “era a nossa proposta para o jogo. Foi muito difícil pressionar eles em função de uma série de circunstâncias, o time é muito bom. A gente precisava realmente marcar bem, se defender bem, e contra-atacar. Deu certo”.

Rogério, ala que abriu o placar a favor dos guris da Federal no sábado, precisou ser carregado para fora da quadra ao sentir dores no músculo posterior da coxa. Sem conseguir retornar até o fim do jogo, o atleta estava mancando no momento de comemoração com a torcida. “Esse é um jogo extremamente difícil. A gente sabia que, independente da equipe do Atlântico que viesse, ainda seria o Atlântico atual campeão da Liga Nacional”.

O tento marcado pelo atleta surgiu de um rebote após uma cobrança de tiro-livre. Baseado nisso, ele acredita que o trabalho “bem feito” acontece por diversas frentes. “Eles estavam bem entrosados, fizeram o jogo deles, mas alinhamos uma estratégia e conseguimos cumprir com êxito graças à força da torcida e ao trabalho da comissão técnica. Eu tive um pouco de sorte da bola voltar em mim na hora do gol que marquei, mas é assim, né? A gente trabalha, trabalha e trabalha, mas também tem que contar com a sorte”, garantiu Rogério.

Após o confronto entre UFSM Futsal e Atlântico, a AFA, de São Francisco de Assis, recebeu o atual campeão da Série Ouro, Sercesa, de Carazinho, e venceu pelo placar de 1 a 0. Os carazinhenses, que ocupam a penúltima posição do grupo B, são os próximos rivais dos santa-marienses. A partida acontece no dia 29 de junho, no CDM. Ao mata-mata, classificam-se os cinco melhores colocados de cada chave e o melhor 6º lugar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo