DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Com Gauchão parado até o final de 2024, foco do Soldiers agora é a Liga BFA

“Exército” volta à briga pelo hepta gaúcho somente após o torneio nacional

Já no mata-mata do Estadual, time de SM retomou nesta semana os treinos de olho na Conferência Sul (Foto Gabriel Haesbaert/Soldiers)

Por Pedro Pereira

O sonho do heptacampeonato foi adiado por alguns meses. Por conta dos prejuízos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano permanecerá paralisado até o fim das competições nacionais – que tradicionalmente acontecem no segundo semestre. Dessa forma, o Santa Maria Soldiers voltará a campo pelo Estadual apenas depois do término da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA).

Há ainda a possibilidade da disputa seguir entre dezembro deste ano e janeiro de 2025. A informação foi noticiada pelo “Portal FARS” e confirmada pela Federação Gaúcha (FGFA) ao Site. Segundo o presidente da entidade, Philippi Dias, a decisão foi tomada por representantes de todos os oito times participantes no certame de forma unânime. Os danos que a catástrofe climática causou nas estradas dificultam que as equipes se desloquem de uma cidade para outra com segurança.

Além disso, atletas de diferentes agremiações do Rio Grande do Sul foram afetadas diretamente pelas enchentes. No início de maio, a FGFA publicou uma nota comunicando a paralisação oficial do Campeonato Gaúcho, como também a promoção da campanha “FABR Unido Pelo Sul”, junto da Confederação Brasileira de Futebol Americano e da Liga BFA. Os torneios de flag football que aconteceriam no primeiro semestre também foram suspensos.

De qualquer forma, o Soldiers já está garantido no mata-mata do Gauchão após vitórias em cima do Canoas Bulls e do Bears FA (de Parobé). Resta ainda pela fase de grupos do Estadual a partida pela rodada final, diante da Matilha dos Vales, de Santa Cruz do Sul. O retorno aos gramados será somente com a Liga BFA, que estava prevista para iniciar em junho mas, em decorrência das chuvas e da desistência do Juventude FA, de Caxias do Sul – também pela catástrofe climática -, terá o calendário remanejado.

A expectativa é que os jogos da Conferência Sul, grupo regional que tem a participação do time de Santa Maria, comecem em agosto. Além do “Exército”, estão na briga pelo título três equipes de Santa Catarina: Istepôs FA, de São José; o atual vice-campeão nacional Almirantes FA, de Itajaí; e o tricampeão brasileiro Timbó Rex, de Timbó. Os treinos visando o torneio foram retomados no último fim de semana. Os Soldados estão em busca do primeiro título do certame.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo