Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Um graúdo militante, fonte deste site, crava: há “70% de chances de virar samba enredo bem alegre a unidade entre PDT, MDB e Podemos”.
– Parte da explicação do otimismo pode ser encontrada na foto acima. Ela registra encontro na noite da sexta-feira, 14, em lugar ignorado do grande público.
– O trololó politico reuniu dirigentes e vereadores dos três partidos, além dos protagonistas, Paulo Burmann (PDT), Magali Marques da Rocha (MDB) e Tony Oliveira (Podemos).
– O que estaria “pegando”, para fechar a tal unidade, que reuniria partidos de centro-esquerda com o direitista Podemos? As pesquisas internas. Sim, elas.
– Aliás, há um balaio de levantamentos em curso, na cidade. MDB e PDT estão fazendo os seus nesse momento e o PL já fez (a pesquisa que apontou Roberta Leitão como a candidata ideal à Prefeitura).
– Detalhe: a entrada de Tony Oliveira nesse grupo mostra, ao mesmo tempo, uma fissura e a chance de avançar um (hoje improvável, mas…) eventual acordo da Direita local.
– Fissura porque é um dos lados do trio caindo fora. E chance de avançar porque há menos gente pra tratar de uma possível união do Novo de Giuseppe Riesgo e o PL de Roberta Leitão.
– Para que isso ocorra, porém, convicções precisam ser derrubadas. Tanto de um lado quanto de outro. E todas legítimas e, até aqui, sem chance de mudança.
– Enquanto isso, a maior candidatura de centro (direita) se consolida. Rodrigo Decimo, do PSDB, e Lucia Madruga (ainda não oficialmente anunciada como vice), do PP, avançam nas articulações.
– Conquistados (alguém duvida?) PSB e PSD (a confirmar), e consolidado o Republicanos, a dobradinha azeita a campanha – que deverá ter de novo, no marketing, o duplamente vitorioso Ramiro Guimarães.
– Quem também segue sua trajetória é a aliança PT/UB. A inauguração da sede petista, na quinta-feira, 13, é um dos atos importantes no projeto esquerdo-centrista de Valdeci Oliveira e José Farret.
– Afora se constituir, é a aposta deste editor, ao menos, em pilar importante na campanha da dobradinha, inclusive pela localização privilegiada, no centro da cidade (Rua do Acampamento).
– Aposta-se, e faz todo o sentido, que a sede do PT será bastante utilizada nas reuniões dos grupos que estão debruçados na elaboração do Plano de Governo Participativo dos pré-candidatos.
– Para fechar, uma candidatura que, com todo o respeito, tem toda a cara de ser apenas para marcar posição e, eventualmente, auxiliar os candidatos a vereador.
– No caso, a do militante e dentista Moacir Alves, do PRD, que, como você vê no video abaixo, postado no Instagram, confirma o lançamento na quarta-feira, 7 e meia da noite, na Câmara.
– O “Dr Moacir”, como é mais conhecido, é um dos campeões do vira-casaquismo partidário. O PRD (fusão dos extintos PTB e Patriotas) é a oitava agremiação de sua já longa carreira.
– Antes, o futuro pré-candidato a prefeito de Santa Maria, já teve ficha nos seguintes partidos: PSDB, DEM, PSD, PROS, Avante, PTC e PTB.
Local de sede de partido só interessa quem é do partido.