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Perimetral Sul-Leste: mais uma obra que fará muita diferença na vida das pessoas -por Jorge Pozzobom

Ver obras andando é 'acreditar no futuro e no desenvolvimento de Santa Maria'

Há um mês dos temporais que atingiram o nosso Estado, estamos trabalhando diuturnamente pela reconstrução do que foi destruído em nossa cidade. Nossa prioridade, desde o primeiro dia das chuvas, tem sido cuidar das pessoas, dando a elas abrigo e acolhimento. No último sábado (8), as últimas famílias que estavam no Centro Desportivo Municipal (CDM) foram encaminhadas para um novo lar, mediante a concessão do Aluguel Social, que já consolidou 135 contratos e, com certeza, virão muitos outros

Devido a todos esses acontecimentos, foi necessário estabelecer prioridades em face da realocação de orçamento, mas já retomamos as obras em todas as regiões do Município, ou seja, nas áreas urbanas e rural. Os estragos impactaram nossas ruas e avenidas e, como eu tenho reforçado, só não foi pior porque investimos em macrodrenagem, trabalho que previne e resolve definitivamente problemas crônicos de infraestrutura.

Entre essas obras que seguem a todo vapor está a construção da Perimetral Sul-Leste. Quem mora ou passa por aquela região percebe o movimento das máquinas e das equipes que trabalham no local. Todas as etapas dos serviços estão sendo feitas em uma extensão de 2 km. A fase atual é de terraplanagem em alguns pontos e a de preparação do solo para receber a aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída. Também há segmentos onde ocorre a continuidade da instalação dos tubos de drenagem pluvial, além da colocação dos meios-fios, seguidos do paisagismo no canteiro central.

A Avenida Perimetral Sul-Leste tem um comprimento total de 6 km, dividida em três partes. Os 2 km da obra em andamento ficam entre a Estrada de Pains e a divisa do Loteamento Maringá e Residencial Galápagos, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. É importante lembrar que cada etapa segue em execução independentemente da outra. A obra completa ligará a BR-392, entre Santa Maria e São Sepé, até a Estrada de Pains, próximo à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A obra, como um todo, segue dentro do prazo. Neste primeiro lote, a obra está orçada em R$ 25.869.674,05. Destes, R$ 21.477.662,83 para material, e R$ 4.392.011,22 para mão de obra. Estima-se um investimento total de R$ 70 milhões.

Trata-se de um dos grandes símbolos do desenvolvimento de Santa Maria. Uma obra importantíssima não somente para a nossa cidade, mas para toda a região e, inclusive, para o nosso Estado. A Perimetral Sul-Leste já vai nascer duplicada, ou seja, vai se conectar com a Travessia Urbana, a duplicação da Faixa Nova de Camobi e a melhoria da Faixa de São Sepé. Assim, estaremos consolidando o Coração Rio Grande como rota, tanto para quem vem do Sul do Estado e da Fronteira-Oeste quanto para quem vai para Porto Alegre.

Desta forma, quem se desloca diariamente entre as Regiões Leste e Oeste vai contar com uma nova alternativa e, por conta disso, as Faixas Nova e Velha terão um fluxo menor, otimizando também o trânsito dos ônibus. Finalizada, a Perimetral contará com toda a infraestrutura necessária para que o cidadão se desloque com segurança, oferecendo ciclovia e trechos para caminhada e/ou corrida. Isso tudo sem falar na economia, pois estas obras prontas atrairão mais investimentos para a cidade.

Já na Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, em fase de conclusão, segue-se a construção do passeio público em concreto e da ciclovia com camada asfáltica. Os serviços avançam de maneira gradual após as fortes chuvas registradas em maio. Essa perimetral vai ligar as regiões Norte e Oeste de Santa Maria, com trafegabilidade nos dois sentidos. O trajeto, a partir da Rua José Barin, se ligará à Perimetral pela ponte já concluída, mas ainda sem liberação para o tráfego de veículos, até a rotatória entre as ruas Venâncio Aires e Radialista Osvaldo Nobre, na divisa dos bairros Noal e Passo D’Areia. Uma vez finalizada, com terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, passeio público, ponte, sinalização viária, galeria, rótulas e ciclovia, a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter terá quatro pistas, sendo duas em cada sentido.

Ninguém estava preparado para os temporais de maio. Precisamos nos adequar às circunstâncias e cuidar do que é mais precioso: a vida, a alimentação, o abrigo, a proteção das pessoas. Ainda assim, a Prefeitura nunca parou de trabalhar. Ver as duas perimetrais em pleno andamento é acreditar no futuro e no desenvolvimento de Santa Maria. Seguimos, sim, com fé, esperança e amor, trilhando um caminho seguro em direção ao futuro.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo – obra da Perimetral Sul-Leste – é de Divulgação/Prefeitura

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Um Comentário

  1. Possochato e sua famigerada cara de pau. Para começo de conversa obra da qual não se conhece a prioridade. Obra que não traz a lembrança a primeira data em que foi prometida. Porem as circunstancias são bem conhecidas. Renovação do contrato da Corsan, empresa ‘inatacavel’. Promessa de vinte e tantos milhões para a obra toda. Anuncios e marketagens. Quando inicia a obra os recursos festejados na verdade eram para um terço da obra (e olhe lá). Resumo da opera: quem acreditar numa palavra que Possochato diz tenho um viaduto para vender na BR158. Vista fantastica e tem até uma curva no meio.

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