Artigos

Santa Maria em Reconstrução: a Prefeitura não para de trabalhar – por Jorge Pozzobom

Cuidamos quem perdeu tudo, mas ‘não fechamos os olhos para a infraestrutura’

Desde o primeiro dia das fortes chuvas que atingiram a nossa cidade, temos reforçado que, para mim e para o Rodrigo Decimo, a prioridade é cuidar das pessoas. Chegamos a ter 1,2 mil desabrigados ou desalojados, os quais foram acolhidos rapidamente, alguns no Centro Desportivo Municipal (CDM), outros em casa de amigos e familiares e, ainda, nos novos lares provenientes do Aluguel Social que já fechou cerca de 70 contratos.

Mesmo diante de toda essa importante demanda, não deixamos de lado nenhuma outra área, como a infraestrutura. Foram mais de 35 pontes afetadas no Município, 18 totalmente destruídas. Cerca de 540 quilômetros de ruas de solo exposto na área urbana estão sendo recuperados, desses, 70 precisam ser totalmente reconstruídos. No Interior do Município, 1.200 quilômetros de estradas foram comprometidas pelas chuvas e, junto a esses, estamos trabalhando nos cerca de 150 quilômetros de ruas e avenidas com pavimento asfáltico que foram prejudicados pelos temporais.

Desde o início do nosso governo, todas as obras asfálticas são feitas com drenagem, ou seja, resolvemos definitivamente problemas crônicos de forma eficiente, investindo onde não se enxerga, no solo, para que os estragos não sejam recorrentes. E, principalmente por isso, as consequências dos temporais nas nossas ruas não foram piores. Se compararmos os danos ocorridos em outras cidades, percebemos que Santa Maria não foi tão prejudicada, mesmo que o trabalho de reconstrução esteja apenas começando. É claro que, neste cenário, tivemos que suspender algumas obras que estavam previstas em face da realocação de orçamento para minimizar os diversos impactos que a chuva deixou em nosso Município, mas já estamos retomando o que for possível.

Na região Sudeste, por exemplo, ainda em maio, assinamos a ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, em trecho da Rua Pedro Santini –  entre a Travessa Adão Comassetto, e na Avenida Primeira – entre as ruas Pedro Santini e Angelim. Mesmo em um momento tão delicado como esse que vivemos, começar essa obra representa muito para todos nós.  Essa, que é uma demanda antiga daquela região, prevê terraplanagem, sistema de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, calçadas, e sinalização de trânsito vertical e horizontal. Mais uma obra que fará uma enorme diferença na vida das pessoas.

Outras três vias do Bairro João Diácono Luiz Pozzobon passam por obras. Para melhor a trafegabilidade no local, a Rua Hilda Conceição Colussi Berleze, entre a Estrada Eduardo Duarte e a Rua D recebeu pavimentação. Na Rua Galdino Belinaso, entre a Estrada Eduardo Duarte e a Rua D, está sendo construída a rede de drenagem. Na sequência, começamos a terraplenagem e a preparação da base que receberá a pavimentação asfáltica, além dos meios-fios. Os mesmos serviços contemplarão a Rua C, entre a Rua Hilda Conceição Colussi Berleze e a Rua 14 (Loteamento Galápagos).

Faço questão de reforçar que duas escolas ficam na Rua Hilda Conceição Colussi Berleze, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Diácono João Luiz Pozzobon e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ady Schneider Beck. Atrás delas, passa a Rua Galdino Belinaso e a Rua C ficam em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha. Peço, de coração, a compreensão de toda a comunidade com os transtornos durante o período da obra e, mais do que isso: atenção dobrada com as crianças, visto a quantidade de máquinas que irão circular no local.

Muitas outras obras estão em andamento em todas as regiões do Município. Continuamos comprometidos em cuidar das pessoas que perderam tudo nas fortes chuvas, mas não fechamos os olhos para a infraestrutura. Juntos, vamos seguir reconstruindo nossa cidade, sempre com fé, amor e esperança.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo – obra na rua Pedro Santini – é de autoria de João Vilnei/Prefeitura

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo