Por Prefeitura de São Gabriel
O prefeito de São Gabriel Lucas Menezes assina, nesta segunda-feira (1º), o termo de adesão ao chamamento público 1/23 do Programa Mais Médicos, se colocando entre os municípios que concorrem à implantação de uma Faculdade Riograndense de Medicina. A cerimônia será realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 10h. O programa está ligado aos Ministérios da Saúde e da Educação.
No Rio Grande do Sul, a abertura de novos cursos de Medicina repercutirá na oferta de 240 vagas. O acréscimo faz parte de um edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), no ano passado, que prevê 5,7 mil vagas em todo o Brasil.
Segundo o MEC, a medida estava prevista pela Lei do Mais Médicos. As mantenedoras de instituições educacionais privadas deverão apresentar projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados.
Foram pré-selecionados os municípios em regiões de saúde com média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes; que possuem hospital com pelo menos 80 leitos; que demonstram capacidade para abrigar curso de medicina com pelo menos 60 vagas, em termos de disponibilidade de leitos; e que não estão na área de abrangência do plano de expansão de cursos de medicina nas universidades federais.
Daqui a pouco haverá médicos(as) dirigindo Uber. Não adianta colocar profissionais no cafundó do Judas só com um termometro, um esfigmomanometro e um estetoscopio com o paciente tendo que ir noutra cidade até para fazer um exame de sangue simples. E o tipo de medida populista, cubana e burra tipica deste governicho.