Arquivo

Operação Rodin (16). Editora do “DSM” revela que Fatec pode estar envolvida em outra fraude

A editora de política do Diário de Santa Maria, Yara Lemos, assina reportagem publicada pela versão digital do jornal Zero Hora, em que relata a investigação de outro caso em que a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Fatec), vinculada à UFSM, poderia estar cometendo fraude. No texto são citados o ex-reitor Paulo Sarkis e o ex-diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD) da instituição, Sérgio Limberger.

 

Ambos seriam suspeitos, segundo relato da jornalista, de “ serem os mentores de um esquema parecido com o da fraude do Detran, no qual a Fatec também faria uso da subcontratação de empresas terceirizadas para realizar os serviços para as quais a própria fundação era a contratada.” Confira, a seguir, o texto:

 

“Fatec estaria envolvida em outra fraude

Esquema seria parecido com o que foi constatado no Detran

 

A Operação Rodin, desencadeada na terça-feira pela Polícia Federal e que culminou na prisão temporária de 13 suspeitos de uma fraude envolvendo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – por meio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Fatec) – é apenas um dos problemas que envolvem a Fatec e o possível desvio de recursos públicos.

Em 4 de outubro, a juíza da 3ª Vara Federal de Santa Maria Simone Barbisan Fortes bloqueou bens do ex-reitor da UFSM Paulo Jorge Sarkis e do ex-diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD) Sérgio Limberger. Ambos são suspeitos de serem os mentores de um esquema parecido com o da fraude do Detran, no qual a Fatec também faria uso da subcontratação de empresas terceirizadas para realizar os serviços para as quais a própria fundação era a contratada.

Nesse caso, o contrato da Fatec é com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No esquema, teriam sido desviados cerca de R$ 5,13 milhões dos cofres públicos, segundo atualização dos valores feitos pela Justiça. O esquema que envolveu o Inep teria começado em 2001, após um contrato firmado entre a UFSM e o instituto…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui  a íntegra da reportagem “Fatec estaria envolvida em outra fraude”, de Yara Lemos, publicada por ZeroHora.Com.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo