CIDADE. Assinados documentos de chamamento público para a testagem de ônibus elétricos
Processo dará início à Linha Verde do Município
Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria
Com foco em colocar em prática o projeto de Descarbonização em Santa Maria, o prefeito em exercício, Pablo Pacheco, e o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, assinaram na tarde de sexta-feira (19) os documentos para o chamamento público da testagem de ônibus elétricos. Os veículos deverão começar a circular na cidade em setembro, após o retorno das atividades letivas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já que a testagem será feita na linha “Universidade”, entre o Centro e o Campus Camobi.
“Para termos dados mais reais possíveis, esta testagem deve ocorrer no período de aulas. Não adianta assinarmos essa documentação agora e logo começar o processo se sabemos que não é o momento em que a citada linha opera mais próximo da realidade anual”, pontua o prefeito em exercício.
O titular da pasta municipal esclarece que o teste ocorrerá por 30 dias, após iniciado. Dos veículos elétricos serão coletados dados referentes a autonomia, economia, emissão de gases e entre outros pontos importantes para a implementação da Linha Verde no Município.
“A ideia é verificar os impactos da frota de ônibus elétricos no meio ambiente, para começarmos a troca dos veículos de transporte urbano de passageiros, que tem como objetivo ser completamente ver em 20 anos. A partir da assinatura do chamamento público, vamos começar a ajustar com o Consórcio do Sistema Integrado Municipal (SIM) a operacionalização da testagem”, destaca Ponsi.
A assinatura da documentação ocorreu no Gabinete do Prefeito.
Onibus eletrico vem com sinaleiras de brinde?