DestaquePolítica

ELEIÇÕES 2024. Pré-candidata à Câmara pelo PT é desfiliada da sigla sem o seu consentimento

Renata Quartiero ingressará na Justiça Eleitoral para reverter situação

Por Maiquel Rosauro

A advogada e pré-candidata à vereadora em Santa Maria pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Renata Quartiero, denunciou nas redes sociais que foi desfiliada da legenda sem o seu consentimento. Ela afirma que isso foi feito para prejudicar sua candidatura ao Parlamento.

“Não vou aceitar este ataque contra um projeto que estamos construindo com tanto amor pela nossa cidade. Vamos até o fim para descobrir quem está fazendo isso contra minha candidatura. Mas já aviso, isso não vai impedir nossa caminhada e temos todas as comprovações sobre minha filiação em tempo hábil e com certeza vamos reverter esta tentativa criminosa de nos tirar da eleição”, publicou Renata.

O presidente municipal do PT, Ronei Lopes, informa que a direção do partido em Santa Maria está ciente dos fatos e tomando as providências necessárias em apoio à Renata. A documentação da pré-candidata junto à legenda está em dia. A desfiliação foi feita apenas no sistema de filiação do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

O advogado Thiago Carrão, que defende Renata, informa que ingressará na Justiça Eleitoral com um habeas data – instrumento jurídico previsto na Constituição que garante ao cidadão o direito de acessar e corrigir dados pessoais que estejam registrados em bancos de dados públicos ou privados. A suspeita é de um erro no sistema do TSE ou que alguém externo tenha tentando criar o problema.

“Vamos entrar um habeas data para ter acesso à documentação e registro de banco de dados para anotar ou retificar essas alterações, para colocar ela como filiada desde 2023 e para tentar identificar o login que fez essa modificação no sistema. O TSE tem o IP (Internet Protocol) da máquina e vai conseguir identificar quem fez isso”, explica Carrão.

Lula
No sistema do TSE consta que Renata foi desfiliada por “filiação mais recente”. Porém, não há registro de qual legenda ela foi filiada sem o seu consentimento. Caso semelhante ocorreu, ano passado, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que durante seis meses permaneceu filiado ao Partido Liberal (PL) no sistema do TSE. O PL é a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar a filiação fraudulenta.

Convenção
O PT de Santa Maria realizará sua convenção municipal no próximo sábado (3), a partir das 9h, em sua sede no Centro da cidade. A expectativa é de que, mesmo com o imbróglio, a sigla confirme a candidatura de Renata à Câmara de Vereadores.

A pré-candidata divulgou um vídeo relatando que não desistirá de concorrer ao Poder Legislativo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo