DestaqueEsporte

ESPORTE. Confirmada no mata-mata da Série Ouro, UFSM Futsal mostra força do grupo em meio a lesões

Com atletas-chave lesionados, restante do elenco foi a solução dos problemas

Equipe da Universidade garantiu a classificação às oitavas com quatro rodadas de antecedência (Foto Rafael Bieger/Divulgação)

Por Pedro Pereira / com tabela da FGFS

Com início marcado para o fim de setembro, a UFSM Futsal garantiu a classificação às oitavas de final do Campeonato Gaúcho – Série Ouro de 2024 após bater a AEJ, de Jaguari, no último sábado (27). Devido ao resultado, os guris da Federal não podem mais ser ultrapassados pelo 6º lugar da chave, que é o próprio time jaguariense, e agora lutam para ficar entre os oito melhores colocados da tabela geral.

Caso isso se concretize, os representantes de Santa Maria decidem o jogo da volta da primeira série do mata-mata em casa. O treinador Gabriel Pranke, por outro lado, ressalta que o foco da equipe por ora não será nas partidas eliminatórias. “A cabeça está sempre no próximo jogo. É assim que a gente tá fazendo e é assim que tá dando certo. Não adianta pensarmos lá na frente, fazermos projeções, se não conquistarmos os pontos que ainda precisamos”, revelou depois da vitória do fim de semana.

Na visão da UFSM Futsal, a classificação com quatro partidas para o fim da fase de grupos não foi uma surpresa. Em conversas com integrantes do esquadrão da Universidade, a reportagem entendeu que, para eles, em uma projeção que antecedeu o início da competição, os times mais fortes da chave seriam o Atlântico, de Erechim, atual líder, e a 3º colocada Sercesa, de Carazinho – única oponente a vencer os guris da Federal até o momento.

“Essa classificação com uma antecedência razoável mostra a força desse grupo, que trabalha para caramba. Mas sempre ficamos prestando atenção, coisinhas que erramos no final do jogo. Temos que continuar trabalhando o psicológico também, que nos fez chegar nesse resultado e para continuarmos conquistando coisas daqui para frente”, destacou Pranke.

Grupo fortalecido

Embora os resultados positivos, a UFSM Futsal está há alguns jogos sem poder contar com peças-chave do plantel. O ala Rogério, que marcou o primeiro gol da histórica vitória em cima do Atlântico na metade de junho, está sem ser relacionado para uma partida desde então por uma lesão no púbis. O fixo Fábio Escobar, que até precisar se afastar da equipe, também por problemas musculares, era o jogador do esquadrão com mais tempo em quadra, é outro.

Para solucionar os contratempos, a solução foi caseira: “a galera precisou se mostrar”, declarou o técnico. Atletas como Pepo e Tariq, ala e fixo, que já vinham tendo participação ativa nos confrontos, passaram a ter mais destaque – o primeiro, por exemplo, balançou as redes duas vezes no empate diante da AEJ, na casa da rival. Os alas Mateus e Leonardo, que assinalaram um tento cada no último sábado, revezam o posto vago por Rogério na escalação titular ao lado do goleiro Edinho, do ala Thales e do pivô Léo Rudek.

“A gente estava praticamente com o quarteto bem encaixado, sendo difícil que os demais tivessem minutagem. Estávamos gostando do que estávamos produzindo, aproveitamos isso muito bem nos primeiros jogos”, afirmou o comandante, que exalta o trabalho do restante do elenco: “os guris estavam se dedicando para que, quando tivessem oportunidades, eles aproveitassem, e estão aparecendo agora. Eles estão de parabéns”.

Mateus, que já tinha ficado em evidência ao começar a jogada que gerou o gol da vitória sobre o Atlântico, comenta seu momento na equipe: “é saber aproveitar, fazer bons jogos, ter comprometimento e responsabilidade e agarrar as chances”. Para ele, a tendência é que apareça em quadra ainda mais. “Acredito que mesmo com a volta deles (Rogério e Fábio Escobar), a minha minutagem, se eu me manter assim, vai continuar crescendo. É sempre bom estar jogando, mas primeiro trabalhamos pensando no coletivo e depois individualmente”.

Tito, após se lesionar em novembro de 2023 e ficar um tempo fora dos jogos – clique aqui para ler mais -, fez sua terceira partida pelos guris da Federal neste ano com a vitória em cima da AEJ. Artilheiro da Série Ouro passada, o atleta estufou as redes pela primeira vez na temporada sobre os jaguarienses.

“A sensação é muito boa, gratificante. Consegui marcar o gol da vitória, entre aspas, porque foi o quarto gol, depois de cinco ou seis meses fora. Estou voltando aos poucos, continuo com a preparação física fora dos treinos. É importante voltar e ajudar a equipe”, revelou o atleta da Universidade, que exaltou o trabalho realizado pelos fisioterapeutas do time.

A expectativa do grupo é que Rogério retorne nas próximas semanas, enquanto Fábio Escobar volte a jogar até o fim da primeira fase – a última rodada acontece no dia 14 de setembro. O próximo compromisso da UFSM Futsal é neste sábado (3), no Centro Desportivo Municipal (CDM), contra a ATF, de Pelotas, a partir das 17h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo