Por Pedro Pereira
De olho nas competições do último trimestre de 2024, o Santa Maria Soldiers retomou a divisão feminina de flag football e iniciou oficialmente os trabalhos do time masculino da modalidade em junho deste ano. As equipes estão realizando treinos quinzenais aos domingos, no campo à frente das piscinas do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, às 14h.
No momento, são cerca de 25 homens e 15 mulheres nos respectivos naipes. Entretanto, o clube segue recrutando novos atletas através de processos seletivos e está montando um elenco de transição, assim como acontece no futebol americano, para aqueles que não conhecem o esporte ou ainda não tem nível para atuar nos esquadrões principais.
Neste domingo (21), inclusive, será realizada mais uma atividade de captação de jogadores tanto para o time feminino quanto para o masculino no campo em que ocorrem os treinamentos, com início previsto para as 14h. A comissão técnica das equipes é encabeçada por Cristian Bolzan e tem como coordenadores Kasley Barreto, na defesa, e Victor Hugo Nassarden, no ataque.
Desde que o antigo plantel que formava a modalidade deixou a agremiação verde-preta, em dezembro de 2023, existia a ideia de reformular o flag football dentro do Soldiers. Entretanto, por conta da catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano, a iniciativa foi adiada para o mês de junho. Na segunda-feira (15), completaram-se sete anos da primeira seletiva das “Soldadas”, que se tornariam tricampeãs da Copa RS e venceriam dois Campeonatos Gaúchos.
De acordo com a comissão técnica da renovada categoria do “Exército”, a perspectiva dos santa-marienses neste ano é a participação em competições estaduais e nacionais previstas ainda para esta temporada. Em função das enchentes, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou que os campeonatos da modalidade aconteceriam apenas no segundo semestre, mas ainda não há nada confirmado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.