Por Pedro Pereira
Restam duas partidas para o Inter-SM retornar à elite do futebol do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (22), às 20h, a equipe disputa o primeiro jogo das semifinais do Campeonato Gaúcho Série A2 de 2024 diante do Pelotas, no Estádio Boca do Lobo. O duelo de volta da série será no próximo domingo (28), no Estádio Presidente Vargas, às 15h.
Por conta do Alvirrubro ter finalizado a primeira fase do certame na vice-liderança do grupo B e os pelotenses terem acabado em 4º lugar, a resolução do confronto será na Baixada Melancólica. As rádios Imembuí 101. 9 FM e CDN 93.5 FM fazem a transmissão do embate, que deve ser transmitido com imagens de forma gratuita no canal oficial do clube mandante no YouTube. Os santa-marienses embarcaram rumo à Região Sul do Estado na manhã do sábado (20).
Clássico
Tanto o Pelotas quanto o Inter-SM são donos de grandes torcidas do interior do Rio Grande do Sul. Do início do milênio para cá, as agremiações estiveram presentes uma contra a outra em diferentes definições eliminatórias. Esta não será a primeira vez que os times medem forças para decidir uma das vagas ao Campeonato Gaúcho Série A, por exemplo. Em 2007, quando o plantel de Santa Maria ascendeu à elite pela última vez, a classificação foi justamente em cima dos pelotenses.
Em 2018, foi a vez do “Áureo-Cerúleo” subir de divisão sobre os santa-marienses. Há 13 anos, o esquadrão da Baixava dava adeus ao tradicional Gauchão após ser derrotado pelo representante da Região Sul do Estado. De acordo com o site OGol, os clubes estão têm os mesmos números no histórico do confronto, com 13 vitórias para cada equipe em 52 jogos disputados. Além disso, metade das das entre terminou com igualdade no marcador.
A taxa de triunfos por mando de campo também é a mesma para os dois, sendo 10 em casa e 3 fora. Na Série A2 deste ano, o Alvirrubro teve a chance de “ajudar” o Pelotas a ser eliminado – visto que, caso tivesse batido o rival na última rodada da competição e o duelo entre Lajeadense e Aimoré tivesse terminado empatado, os pelotenses estariam fora do mata-mata. De qualquer forma, o time do Vale do Taquari saiu vencedor.
Campanha até aqui
Para chegar às semifinais da Divisão de Acesso, o Inter-SM ganhou do Veranópolis, da cidade de mesmo nome, por 1 a 0, em um Estádio Presidente Vargas lotado por mais de quatro mil torcedores. Na partida de ida, as chuvas torrenciais na região veranense afetaram o gramado e, dessa forma, impediu que o placar saísse do 0 a 0.
O Pelotas, por outro lado, bateu o então melhor colocado geral do torneio, Glória, de Vacaria, para se classificar. No primeiro jogo, realizado no Estádio Boca do Lobo, o Áureo-Cerúleo venceu por 2 a 0. Na volta, no Estádio Altos da Glória, os vacarienses se recuperaram, igualando o marcador, mas caíram nos pênaltis.
Segundo o técnico alvirrubro Daniel Franco comentou após a partida contra o Veranópolis, os atletas que hoje defendem o time de Santa Maria estão preparados para as disputas diante dos pelotenses. Para ver tudo que o comandante disse sobre o confronto, como também a visão do ídolo e atual gerente de futebol do clube, Francisco Resende, o Chiquinho, disse, clique aqui.
Serviço
Inter-SM X Pelotas – Ida das semifinais do Campeonato Gaúcho Série A2
Data: segunda-feira (22/07)
Local: Estádio Boca do Lobo – Pelotas/RS
Horário: 20h
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.