EducaçãoUFSM

RANKING. UFSM é a 70ª melhor universidade da América Latina. É também a 17ª no Brasil, e 3ª no RS

Foi divulgado hoje um dos rankings mais tradicionais de aferição de desempenho das Universidades latino-americanas. Ele é produzido pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings. No caso da UFSM, a instituição evoluiu três posições em relação ao ano passado e hoje é a 70ª da América Latina.

Para saber mais detalhes, e também ter outras informações, entre as quais os critérios utilizados pelos ranqueadores, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da UFSM. A seguir:

UFSM está entre as 70 melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocupa a 70ª posição no ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina divulgado nesta terça-feira (28) pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

No Brasil, que domina a lista da QS com 81 instituições entre as 300 melhores do continente, a UFSM ocupa a posição de nº 17. Entre as gaúchas, está em 3º, atrás da UFRGS e PUC, e entre as federais brasileiras, em 14º. O ranking foi baseado em sete indicadores, incluindo pesquisa, qualidade do ensino, empregabilidade do graduado, recursos didáticos e presença na web.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Raul Ceretta Nunes, considera “muito boa” a posição da UFSM no ranking latino-americano e destaca avanços em comparação a uma pesquisa com metodologia semelhante realizada pela Folha de São Paulo em 2012, o Ranking Universitário Folha (RUF), que apontava a UFSM na 20ª posição entre 191 universidades brasileiras. “Isso prova que obtivemos avanços”, analisa. O RUF avaliou pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado e inovação.

A UFSM também evoluiu em comparação com rankings anteriores da QS. Em 2011, estava na 81ª posição geral com nota 37,00. Em 2012, em 73º, com nota 47,79. Agora, na 70ª colocação, obteve nota 51,50. “A Universidade está demonstrando um crescimento sólido em sua qualidade do ensino e produção cientifica”, destaca o pró-reitor adjunto.

Pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz sua avaliação com base em indicadores como o Enade, a UFSM está em 18º entre as 226 instituições brasileiras de ensino superior avaliadas em 2011. Entre as 59 federais, a UFSM ocupa a 13ª posição – ou 12ª, considerando-se que a instituição à frente, a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) tem apenas uma área (saúde).

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Aqui vai o ranking. Tirem suas próprias conclusões:
    1 – USP
    2 – PUC de Chile
    3 – UNICAMP
    4 – Universidad de Los Andes Colombia
    5 – Universidad de Chile
    6 – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
    7 – Tecnológico de Monterrey (ITESM)
    8 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
    9 – Universidad Nacional de Colombia
    10 – Universidade Federal de Minas Gerais
    11 – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
    12 – Universidad de Buenos Aires
    13 – Universidad de Santiago de Chile (USACH)
    14 – Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
    .
    .
    .
    70 – UFSM
    .
    .
    .
    81 – Universidad de La Habana (acho que é de onde virão os médicos cubanos)

  2. Realmente, ainda não fazemos frente a instituições centenárias ou milenares de ensino superior nas Américas e Europa mas, com nossos cinquenta e um aninhos, chegaremos lá! Parabéns, UFSM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo