DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. A recuperação de pontes e vias em SM, recorde da agricultura familiar na Expointer

Incidência e tratamento de câncer pelo SUS no Estado, cursos da Defesa Civil

Por Paulo André Dutra

* Dois cursos promovidos pela Defesa Civil de Santa Maria qualificam sobre atuação em desastres. Ambos serão no Itaimbé Palace Hotel, das 9 às 17 horas.

* Nesta quinta-feira (25), o tema é Liderança Política e Gestão Pública nos Desastres, tendo como público-alvo as lideranças políticas nos três poderes.

* Já na sexta-feira (26), o curso Governança em Desastres tem foco nos membros do Conselho Municipal de Defesa Civil.

Recuperação da ponte no bairro Campestre do Menino Deus deve levar ainda mais alguns dias (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Manutenção da Ponte Aruanda de Xangô bloqueia o trânsito na Rua Donato Espíndola (Campestre do Menino Deus).

* Danificada após a enchente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos troca pranchas de madeira, trilhos e vigas da estrutura de 20 metros.

Alameda Buenos Aires permanece bloqueada entre a Alameda Santiago do Chile e a Rua General Neto, até o final do trabalho de recuperação do pavimento (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Outro local em obras, com o trânsito de veículos totalmente bloqueado, é a Alameda Buenos Aires (Nossa Senhora de Lourdes).

* O pavimento foi retirado e a empresa terceirizada prepara a base para a reposição da camada asfáltica.

* Duas vias no Bairro Dom Antônio Reis receberam manutenção asfáltica nas últimas semanas: as ruas Aron Fischmann e Querubim Abelin.

* Com o serviço concluído, nesta terça-feira uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, revitalizou a sinalização com a pintura das faixas de pedestres e da divisão de pista.

* No mesmo bairro, as ruas Olympio Lozza e Eulália Oliveira Irion, sem pavimentação, recebem patrolamento, empedramento e compactação, trabalhos já concluídos nas ruas João Naegelen Scherer, Esperanto e na Travessa Dom Luiz Victor Sartori.

* Números sobre a incidência e tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde demonstram modificação nos últimos três anos, aponta levantamento da Secretaria Estadual de Saúde.

* Em três anos, o número de pacientes tratados em oncologia no Rio Grande do Sul passou de 20.529 em 2020 para 30.041 em 2023, um aumento de 46% na oferta de tratamentos pelo SUS.

* Isso se refletiu em uma queda no percentual de tratamentos de casos em estágio avançado e na presença de metástases. As quimioterapias paliativas passaram de 35,7% dos casos em 2019 para 34% no ano passado.

* O número de cirurgias oncológicas passou de 4.433 em 2020 para 6.362 em 2023, uma alta de 43,5%.

Um total de 181 municípios estarão representados no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer (Foto Fernando Dias/Seapi)

* É com recorde de participantes que o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) vai celebrar seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro.

* Serão 413 empreendimentos ocupando o espaço. Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais.

* Afetado fortemente pela enchente, o Governo do Estado estima um investimento inicial de R$ 6 milhões para a recuperação do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo