DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. O imbróglio da revisão salarial do município, UBSs e ESFs em horários alternativos…

Rede pluvial, Julho Amarelo, Campanha do Agasalho, recuperação de solos

Falta de acordo sobre a transferência de recursos do fundo do Ipassp-SM ao município travou a votação (Foto Gustavo Nuh/Câmara)

Por Paulo André Dutra

* A retirada do projeto da revisão salarial do funcionalismo municipal pelo Executivo, na sessão plenária da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (11), levou a críticas por parte dos servidores.

* Isto aconteceu após a decisão, através de votação em plenário, de tirar da ordem do dia um outro projeto, também em regime de urgência, que transferia recursos do fundo de saúde do Instituto de Previdência dos Servidores ao caixa único do município.

* Os vereadores querem mais tempo para debater o projeto. Como era a última sessão antes do recesso parlamentar, ficou para agosto. Sem a transferência dos R$ 33 milhões em questão, o Executivo decidiu que a revisão anual também vai ter que esperar.

* “É uma infelicidade para os servidores. Vamos amargurar mais um mês sem essa reposição, que nem é um aumento real”, destaca o presidente do Sindicato dos Municipários, Renato Costa.

* Segundo ele, a transferência dos recursos do fundo de saúde do Ipassp-SM é uma decisão de governo, aprovado pelo conselho do instituto, mas com o adendo: o valor deve ser revertido de alguma forma ao servidor.

* Os questionamentos residem na forma, já que o projeto em tramitação determina que o montante, de R$ 33 milhões, vá para o caixa único do município. “Será a única maneira deste recurso retornar ao servidor?”, pergunta.

* Na manhã desta sexta-feira, o Sinprosm publicou nota em suas redes sociais questionando a vinculação dos projetos e a saída do valor do Ipassp-SM ao caixa único.

* Serviços em andamento pela Prefeitura de manutenção e limpeza de redes pluviais na Urlândia (Rua Valdomiro Campos) e Itararé (Ruas Euclides da Cunha e Armando Ceccin).

Manutenção de redes para facilitar o escoamento da água (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Por uma empresa terceirizada, o trabalho acontece também na Urlândia, Tomazetti, Nossa Senhora das Dores, Tancredo Neves e Camobi.

* Pedidos para execução de serviços de infraestrutura na cidade sob a responsabilidade da Prefeitura podem ser protocolados por meio do telefone (55) 3174-1566, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min.

* Tem evento da Campanha do Agasalho neste sábado (13), das 10 às 16 horas, no CEU Sandra Feltrin, na Nova Santa Marta.

* Será o Varal Solidário, evento em que roupas e calçados ficam à disposição das pessoas que necessitam dos itens.

* Horários alternativos nos próximos dias em unidades de saúde, para facilitar o acesso a serviços.

* Neste sábado, a ESF São João estará aberta das 8h às 16h. A UBS Walter Aita (Cohab Fernando Ferrari) terá expediente das 7h às 16h. Na próxima segunda-feira (15), a ESF São Francisco (Residencial Dom Ivo Lorscheiter) terá turno estendido das 16h30min às 19h.

* O “Julho Amarelo” é o mês de conscientização contra hepatites virais. Diversas iniciativas da Secretaria de Saúde alertam para a prevenção e diagnóstico da doença.

* No dia 25 de julho, na Praça Saldanha Marinho acontece o “Ubuntu da Saúde”, das 10h30min às 14h, com oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de autotestes de HIV, orientações sobre profilaxias de HIV e distribuição de produtos de prevenção.

* Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar) e Departamento de Solos da UFRGS disponibilizaram a primeira de uma série de publicações sobre recuperação de solos agriculturáveis.

* O maior desafio, apontam os pesquisadores que organizaram o documento, é fazer com que as terras afetadas retornem aos níveis de produção pré-existentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo