A Transformação da Dor: o Memorial da Boate Kiss – por Giuseppe Riesgo
Uma reflexão: “porque o que aconteceu naquela noite jamais será esquecido”
A data de 27 de janeiro de 2013 se transformou em uma cicatriz profunda na história de Santa Maria. Foi nesta noite que 242 jovens, com a vida toda pela frente, perderam a chance de seguirem adiante e realizarem seus sonhos. Com eles, foi junto toda a razão de ser de pais, avós, parentes e amigos. Com eles, foi junto nosso fôlego. E para sempre, boa parte de nossa alegria. Em cada santa-mariense, o impacto devastador da perda dura e só é superado pelas memórias daqueles sorrisos que passaram por aqui um dia e iluminaram nossa cidade.
Onze anos e meio depois, em um ato carregado de simbolismo e dor, as paredes da Boate Kiss foram demolidas. Em seu lugar estará o Memorial de Vítimas dessa tragédia, onde a emoção e a história se encontrarão para relembrar amores, momentos, mas também o que aprendemos e nossa força para seguir em frente. A demolição da boate não foi apenas a remoção de um prédio, mas um passo importante na jornada de cura da nossa cidade.
O luto que sentimos não diminui e ainda basta fechar os olhos que tudo volta. Mas, com o tempo, a vida voltou a crescer em torno dele. Aprendemos a lidar com a ausência, a carregar a saudade e a encontrar maneiras de honrar aqueles que se foram.
O Memorial da Boate Kiss, transcendendo seu papel de monumento, deve ser um santuário de paz e reflexão. Um local onde as memórias das vítimas possam ser honradas com dignidade e respeito. É fundamental garantir que este espaço proporcione conforto aos pais, amigos, sobreviventes, mantendo viva a lembrança daqueles que se foram e reconhecendo os heróis que arriscaram suas vidas naquela fatídica noite.
Que o Memorial sirva sempre como um constante lembrete da importância da conscientização e da responsabilidade coletiva. Que ele seja um farol incessante que ajude a iluminar a importância da prevenção para que outras tragédias não aconteçam. Que promova a cultura da responsabilidade, da segurança e do respeito à vida. Porque o que aconteceu naquela noite na Boate Kiss jamais será esquecido.
(*) Giuseppe Riesgo é ex-deputado estadual pelo partido Novo. Ele escreve no Site às quintas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.