CÂMARA. Arcebispo solicita que o 15 de agosto vire feriado municipal em Santa Maria. Projeto já tramita
Em contrapartida, o de 8 de dezembro, pela Imaculada Conceição, deixa de ser
Por Maiquel Rosauro
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria protocolou, nesta segunda-feira (26), o Projeto de Lei 9836/2024, que transforma o dia 15 de agosto em feriado municipal. Nesta data, segundo a proposta, será celebrado o dia em comemoração à Coroação da Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho. Em contrapartida, a matéria também revoga o feriado municipal de 8 de dezembro, dia Consagrado à Imaculada Conceição, Padroeira de Santa Maria.
De acordo com a justificativa da proposta, a iniciativa partiu de um pedido do arcebispo metropolitano Dom Leomar Brustolin devido à coroação de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho.
“A referida outorga da Coroação da Medianeira de Todas as Graças ocorreu no dia 15 de agosto de 2024 e, conforme exposto pela Igreja Católica, o movimento devocional à Medianeira em Santa Maria merece toda a referência na medida em que, com mais de 80 anos da realização de Romarias, é um símbolo de mobilização”, diz trecho da Justificativa.
O 8 de dezembro – instituído como feriado municipal pela Lei 68/1949 – seguirá sendo celebrado com as mobilizações e eventos tradicionalmente realizados. A data, contudo, deixará de ser feriado no município.
Caso seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o próximo 15 de agosto cairá numa sexta-feira.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.