Por Marcelo Ferreira Pires / Do Site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS)
Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral anunciou a criação de um Disque-Denúncia, para auxiliar a Justiça Eleitoral nas eleições dos próximos meses. O número telefônico 1491 permite que os eleitores possam denunciar, sem custo, qualquer desinformação que precise ser devidamente verificada pelos órgãos eleitorais.
Ao finalizar a ligação telefônica ao número, os integrantes do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) verificarão se o relato é válido e darão o devido encaminhamento à denúncia, que poderá ser enviada à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou ainda ao juiz/juíza eleitoral responsável.
De acordo com a presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, o serviço facilitará a relação entre os eleitores e a Justiça Eleitoral através das denúncias que, se acatadas, serão apuradas e encaminhadas devidamente aos órgãos encarregados. Sem custo algum e disponível para todas as operadoras e tipos de aparelhos celulares, as ligações podem ser feitas durante as 24 horas do dia.
É fácil ficar longe da desinformação, é só não “seguir” nenhum bolsonarista.
Militancia vai usar bastante. Para acusar os adversários. Tudo gente do ‘pôvú’.