Por Maiquel Rosauro
Os santa-marienses terão mais uma oportunidade para conferir as ideias dos candidatos a prefeito. Nesta sexta-feira (23), a partir das 21h, a TV Câmara promove o segundo encontro entre os prefeituráveis. Todos os sete nomes postos à corrida eleitoral estão confirmados no evento que ocorrerá no Plenário da Casa. A transmissão será feita ao vivo pelo canal 18.2 e pelo YouTube.
Após um primeiro debate morno, em 16 de agosto, no Diário, a expectativa agora é de que os candidatos estejam mais à vontade para debater suas propostas e contrapor as ideias dos concorrentes. Alídio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) estarão sob o comando da jornalista Camila Porto.
O debate terá cinco blocos e promete não ser monótono. Ao contrário do encontro anterior onde havia três momentos em que todos os candidatos respondiam a mesma questão, desta vez os sete terão que debater entre eles durante todo o evento.
No primeiro bloco haverá uma explicação sobre as regras e, na sequência, cada candidato terá dois minutos para as considerações iniciais. No segundo e terceiro blocos os prefeituráveis irão debater sobre temas definidos previamente pela Diretoria de Comunicação e pela Comissão Eleitoral Local a partir de um sorteio que irá definir o assunto da rodada. O candidato sorteado para iniciar a rodada fará a pergunta para um dos adversários a sua escolha.
Haverá um minuto para formular a pergunta, dois minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Ao final da rodada, o candidato que estava respondendo segue no púlpito e escolhe um novo adversário para fazer os questionamentos sobre um novo tema que será sorteado. É proibido fazer pergunta para o mesmo candidato da rodada anterior. Cada candidato terá a oportunidade de fazer uma pergunta e responder a um questionamento por bloco.
No quarto e quinto blocos as perguntas são livres entre os candidatos, respeitando os temas definidos previamente pela Diretoria de Comunicação e Comissão Eleitoral Local. A mediadora sorteará o candidato que iniciará a rodada, esse anunciará um adversário e anunciará o tema escolhido antes de fazer a pergunta. As demais regras são as mesmas dos blocos anteriores.
No sexto e último bloco será destinado às considerações finais, com tempo de dois minutos para cada um com ordem definida por sorteio.
Será assegurado o direito de resposta ao candidato atingido, ainda que de forma indireta, por conceito, afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica. Uma comissão avaliadora composta por cinco pessoas – sendo um integrante da Procuradoria Jurídica da Câmara; um jornalista do quadro efetivo da Câmara; um representante da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Maria (OAB-SM); um representante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism); e um representante do Sindicato dos Comerciários – terá a função de analisar os pedidos.
Dia histórico
O debate desta sexta-feira (23) será um dia histórico para a Câmara de Vereadores. Há 24 anos o Poder Legislativo não realiza um debate entre prefeituráveis.
O jornalista e diretor de Comunicação Social da Câmara, Marcelo Martins, está confiante de que a TV Câmara entregará um debate de alto nível.
“O Legislativo está debruçado neste evento desde o primeiro trimestre do ano. Temos uma comissão, nomeada com servidores do quadro da Casa, que trabalhou na formatação deste debate. As regras foram construídas cuidadosamente e apresentadas às coordenadorias das campanhas que concordaram com os termos. Foi uma construção coletiva e com diálogo inclusive com a Justiça Eleitoral. O debate é o resultado de um trabalho conjunto de todos os setores do Legislativo e com respaldo da gestão da Casa. Por tudo isso, a nossa expectativa é que a sociedade santa-mariense seja contemplada com um momento de diálogos propositivos e republicanos”, afirma Martins.
A expectativa de Martins é de que, no futuro, a TV Câmara siga proporcionando debates entre os candidatos à Prefeitura.
“Com um quadro tão qualificado de servidores tanto da Divisão da TV quanto da Diretoria de Comunicação Social, a realização do debate, por mais complexo que seja, acaba ficando fácil com tantos profissionais qualificados. Espero que, a cada quatro anos, independentemente de quem estiver no comando da Casa, prevaleça o entendimento do dever social que a TV Câmara deva ter com a sociedade e não o de servir a cores partidárias ou ficar suscetíveis aos ventos das indicações a cada rodízio de cargos”, argumenta o jornalista.
Fique atento!
Uma dica para você que acompanhará o debate desta sexta. Vale a pena sintonizar a TV Câmara mais cedo. A transmissão ao vivo do pré-debate inicia às 20h mostrando os bastidores iniciais, com entrevistas dos candidatos e autoridades presentes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.