DestaqueEsporte

ESPORTE. Com a UFSM Futsal já classificada, veja o “mata-mata” da Série Ouro que está se desenhando

Time de Santa Maria tem apenas mais dois jogos pela fase inicial da competição

Guris da Federal terão duas semanas de preparação para a próxima partida, em casa (Foto Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal)

Por Pedro Pereira / com tabelas da FGFS

A UFSM Futsal tem mais duas partidas até o fim da fase inicial do Campeonato Gaúcho – Série Ouro de 2024. A primeira será no dia 24 de agosto, diante da AFA, de São Francisco de Assis, às 20h, no Centro Desportivo Municipal. Depois, os guris da Federal vão a Erechim enfrentar o tradicional Atlântico, no Caldeirão do Galo, às 20h. A equipe da cidade se garantiu com antecedência no mata-mata do torneio ao bater a AEJ, de Jaguari, no fim de julho.

Neste ano, a fórmula de disputa do Estadual é a seguinte: avançam às oitavas de final os cinco melhores colocados de cada chave, assim como o melhor 6º lugar unindo as três tabelas. Ao lado do time de Santa Maria no grupo B, também já estão classificados: Atlântico; Sercesa, de Carazinho; e ATF, de Pelotas. AFA e AEJ brigam pela última vaga direta.

Entretanto, se a fase inicial acabasse hoje, as duas equipes avançariam pois ambas somam a pontuação necessária para avançar ao mata-mata com a 6ª posição. Os critérios de desempate são, em ordem: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols assinalados; menor número de gols sofridos; confronto direto (soma de pontos entre os esquadrões empatados); e sorteio.

Confira abaixo como estão as tabelas das outras chaves da Série Ouro de 2024

Grupo A

Diferente do grupo B, em que todos os times disputaram pelo menos nove confrontos, com alguns já tendo feito dez ou 11 jogos, no grupo A a maioria está recém na sétima ou na oitava partida – com exceção do Russo Preto, de Não-Me-Toque. Da mesma forma, apenas a Assoeva, de Venâncio Aires, com 21 pontos, está garantida oficialmente no mata-mata, até o momento. As três agremiações que dividem o fundo da tabela com 6 pontos, Riograndense, de Rio Grande, São José, de Cachoeira do Sul, e Lyon, de Taquara, seguem vivas na briga.

Grupo C

O grupo C tem um cenário mais parecido com a chave da UFSM Futsal no que diz respeito a embates realizados. Ainda, a lanterna SER Alvorada, assim como a SER Triunfo, desistiu da Série Ouro deste ano em função das enchentes de maio. Dessa forma, seis equipes brigam pelas cinco vagas diretas. Matematicamente, apenas a ACBF, de Carlos Barbosa, está classificada às oitavas de final. Isso se dá pois, embora o Barcelona, de Júlio de Castilhos, ocupe a penúltima posição, o clube tem quatro jogos a menos e pode chegar a 27 pontos até o fim da fase inicial – superando a SER Santiago que, com duas partidas a serem disputadas, soma 25 pontos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo